Terça-feira, Maio 21, 2024
14.3 C
Lisboa
More

    Apoio ao Comércio Rural: Dinheiro já está nos bancos

    Rosa Pacavira-741562697O comércio rural passa a beneficiar de apoio financeiro, nos próximos dias, anunciou a ministra do Comércio, Rosa Pacavira, durante um encontro com os responsáveis e membros de cooperativas de agricultores da Matala.
    A ministra assegurou que os financiamentos, num total superior a seis mil milhões de kwanzas, já estão disponíveis e estão a cargo dos bancos de Poupança e Crédito (BPC), Sol, Keve e Fomento Angola (BFA).

    Rosa Pacavira disse que em cada província, o programa vai ser dirigido pelos governadores. Numa primeira fase, esclareceu a ministra Rosa Pacavira, os bancos vão ceder crédito entre os 250 e os 300 milhões de kwanzas.
    Os créditos do comércio rural têm um período de dois anos de carência e juro de 3,5 por cento.
    Os que receberam apoios financeiros em 2011 e ainda não os reembolsaram, não beneficiam deste apoio até que liquidem as dívidas. “Estamos a fazer uma digressão pelas províncias com o objectivo de relançar o comércio rural. É uma estratégia nacional do comércio rural, mas com especificidade para cada província do país”, afirmou.

    A ministra do Comércio disse que as visitas servem para interagir com as províncias e criar uma estratégia que esteja de acordo com as preocupações das populações a serem contempladas com o crédito. O programa, esclareceu a ministra, comporta também a modalidade da troca directa.
    “Há camponeses que têm cabritos que custam cinco mil kwanzas cada e podem não querer dinheiro. Ele pode ir a uma loja, a ser criada no campo, e ter a opção de trocar o cabrito por produtos, como sal e peixe no valor equivalente ao custo do animal”, afirmou Rosa Pacavira.

    A ministra acrescentou que o programa define ainda a modalidade da criação de infra-estruturas para a comercialização: armazéns com câmaras frigoríficas de conservação e lojas.
    O aumento da produção e da produtividade com a assistência técnica aos camponeses é outra vertente constante do programa de promoção do comércio rural.

    Merenda escolar

    A ministra do Comércio, Rosa Pacavira, anunciou que 20 por cento da verba da merenda escolar se destina à compra da produção dos camponeses, visando o reforço da merenda escolar. “Tivemos encontros com o Banco de Desenvolvimento Angola (BDA) e há financiamento disponível para o arranque do programa. Estão em curso projectos que visam criar estruturas que sirvam o agente logístico rural, que é o intermediário entre os camponeses e os logísticos”, disse Rosa Pacavira.

    Agente logístico 

    O agente logístico vai ter a responsabilidade de adquirir os produtos aos camponeses e colocá-los nos armazéns comunitários, donde são encaminhados para o centro logístico de distribuição.
    A ministra do Comércio esclareceu que o seu ministério está a trabalhar com o Governo Provincial da Huíla, para se encontrarem áreas onde seja construído o centro logístico que vai absorver os produtos dos camponeses organizados em cooperativas, antes de serem comercializados.

    Rosa Pacavira afirmou que cada cooperativa vai receber um camião ou uma carrinha. Para a área das pescas, o programa do comércio rural vai distribuir carrinhas frigoríficas às cooperativas pesqueiras, numa acção conjunta com os bancos.

    A ministra Rosa Pacavira assegurou que o Ministério do Comércio é o avalista dos créditos a serem concedidos no quadro do programa do Comércio Rural. “Temos uma direcção criada para o Comércio Rural e o Empreendedorismo e estamos a afinar a estratégia em cada província, em função das suas potencialidades e especificidades”, afirmou Rosa Pacavira.

    Durante a sua visita à Matala, a ministra disse ter constatado a paralisação da fábrica de processamento de tomate, ao mesmo tempo que o preço da conservação da semente na câmara de frio está elevado. Os camponeses reembolsam mensalmente nove mil kwanzas por tonelada.
    A ministra assegurou que o  ministério vai trabalhar para se encontrar a solução capaz de proteger os camponeses. Arão Martins (jornaldeangola.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recebe PCA da TotalEnergies, enquanto produção de petróleo em Angola cai para 1,083 milhões bd

    O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema