Quarta-feira, Maio 8, 2024
23.2 C
Lisboa
More

    Antropólogo Ruy de Carvalho homenageado com museu

    O Instituto Superior Politécnico Tundavala (ISPT), localizado na província da Huíla, homenageou hoje, quinta-feira, a título póstumo, o cineasta e antropólogo, Ruy Duarte de Carvalho, com a abertura de um espaço museológico, que retrata o sudoeste angolano.

    Em declarações à Angop, a propósito da homenagem, a antropóloga Inês Ponte disse que o trabalho para criação do espaço museológico começou a ser desenvolvido em 2011, um ano após a morte do também escritor.

    Fez saber que o projecto foi incentivado por familiares de Ruy Duarte de Carvalho.

    O museu comporta duas divisões com acervo sobre Ruy Duarte de Carvalho organizado por núcleos temáticos sobre sua vida e obra poética, trabalhos sobre antropóloga, actividade docente na Universidade Agostinho Neto (UAN) e realizador de cinema na Televisão Pública de Angola (TPA).

    O espaço alberga também vários objectos dedicados aos povos do sudoeste de Angola e da República da Namíbia, como instrumentos musicais, adornos, brinquedos e esculturas feitas de cerâmica e de ossos de animais.

    O museu tem ainda uma ala constituída por cestaria e moagem, objectos pessoais como despertador, cachimbo, cinzeiro, material de trabalho, além de medalhas, diplomas e outros prémios que recebeu ao longo da sua carreira.

    O museu tem mais de 300 peças.

    Ruy Duarte de Carvalho, nasceu em Santarém, Portugal em 1941, mas passou a sua infância e adolescência no sul de Angola, onde acompanhava o pai, um aventureiro português caçador de elefantes, nas suas incursões pelo deserto do Namibe.

    Regente agrícola de formação, Ruy Duarte de Carvalho foi criador de ovelhas e mais tarde estudou Cinema em Londres (Inglaterra) e Antropologia em Paris (França).

    Em 1982, levou a cabo um pioneiro exercício de tradução/apropriação da grande tradição lírica oral nas várias línguas autóctones africanas.

    Como autor, publicou entre outras obras “Vou lá visitar pastores”, (1999), “Sobre os Kuvale”, “Sociedade pastoril do sudoeste de Angola”e “Como se o mundo não tivesse Leste”.

    No sector do cinema, realizou as longas-metragens “Nelisita: narrativas nyaneka” e “Moia: o recado das ilhas”

    Em 2010, Ruy Duarte de Carvalho faleceu em Swakopmund, na Namíbia, local onde residia. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Banco Mundial aprova empréstimo de 138,5 milhões de dólares à Namíbia para a transição energética

    O Banco Mundial aprovou um empréstimo de 138,5 milhões de dólares para ajudar a Namíbia a reforçar sua rede...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema