Segunda-feira, Maio 13, 2024
15.5 C
Lisboa
More

    Covid-19: Angolano detido no aeroporto 4 de Fevereiro com teste falso

    O Serviço de Investigação Criminal (SIC) prendeu, esta semana, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, um cidadão angolano, de 36 anos, pelo crime de falsificação e uso de documentos falsos (certificado do teste da Covid-19).

    Segundo o SIC, em nota de imprensa enviada à Angop, a detenção do cidadão em causa resulta das acções no âmbito da Operação Cacimbo. O SIC adianta que a detenção ocorreu no momento do chek-in para o embarque de passageiros num voo com destino ao Dubai.

    “Em contacto preliminar, o referido cidadão confessou e esclareceu não ter feito o teste laboratorial em nenhum Centro de Diagnóstico de Viana, tal como consta do certificado apresentado, limitando-se a solicitar apoio de um primo a quem pagou 75 mil kwanzas pelo teste falso”, lê-se na nota.

    Adianta terem sido realizadas diligências para verificar a autenticidade do comprovativo apresentado, tendo-se apurado no sistema de gestão de casos laboratoriais de Biologia Molecular para SARS-COV-2 (RT-PCR) afigurar, na base de dados, um outro nome no número indicativo, cuja amostra foi processada em Abril do corrente ano.

    A nota indica que o passageiro foi submetido ao teste da Covid-19, pela equipa de resposta rápida da Saúde, que deu negativo.

    O cidadão em causa, segundo o SIC, será presente ao Ministério Público para o primeiro interrogatório e consequente responsabilização criminal.

    Trata-se do segundo caso no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em dois dias. O primeiro ocorreu na segunda-feira, com a detenção de um cidadão da Guiné Conacry, que tinha como destino Addis Abeba (Etiópia).

    No âmbito das medidas de prevenção e combate à Covid-19, os passageiros são obrigados a apresentar o teste RT-PCR negativo.

    Publicidade

    spot_img
    FonteJA

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A batalha global de chips entre os EUA, UE e a China intensifica-se com o aumento dos subsídios e restrições comerciais

    As superpotências lideradas pelos EUA e pela União Europeia canalizaram quase 81 mil milhões de dólares para o lançamento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema