Terça-feira, Maio 21, 2024
14.3 C
Lisboa
More

    Angola/Brasil: Cooperação militar potencia forças armadas angolanas

    A cooperação militar entre Angola e o Brasil tem contribuído para, entre outras, potenciar os três ramos das Forças Armadas Angolanas (FAA), afirmou nesta quarta-feira, em Luanda, o director para Relações Internacionais do Ministério da Defesa Nacional, general José Luís Caetano Higino de Sousa “Zé Grande”.

    Primeira reunião do Comité Interino conjunto de Defesa Angola/Brasil (Foto: Adão Manuel Zamba)
    Primeira reunião do Comité Interino conjunto de Defesa Angola/Brasil (Foto: Adão Manuel Zamba)

    O responsável das FAA discursava na abertura da primeira reunião do Comité Interino Conjunto do ministério da Defesa Nacional de Angola e do departamento governamental correspondente brasileiro.

    Salientou que, ao longo dos anos, o Brasil tem acumulado experiências que o tornam num parceiro credível para os desafios de modernização e desenvolvimento das FAA, assim como na consolidação e preservação da paz em Angola.

    Relativamente a realização deste encontro, José Luís Caetano disse ser demonstrativo da firme vontade de ambos os países continuarem a trilhar os mesmos caminhos, tal como usam a mesma Língua (portuguesa) e se assemelham culturalmente.

    “Estou convencido de que este encontro é um bom pretexto para dar-se continuidade e maior solidez ao Acordo de Cooperação no domínio da defesa nacional, assinado em 2010, em Brasília, como um poderoso factor de aproximação”, referiu.

    Em sua ópinião, a dinamização da cooperação permitirá conhecer novos modelos da tecnologia militar, de organização e de formação de quadros.

    Segundo o general, o Comité Interino pode prestar um valioso contributo no reforço e consolidação das relações nos domínios da defesa e das forças armadas.

    Assim, augurou por debate franco, espontâneo e aberto sobre a cooperação recíproca, de modo a buscar-se uma parceria mais sólida e intensa, com vantagens mútuas.

    Por sua vez, o chefe dos Assuntos Estratégico do Ministério da Defesa do Brasil, general Gerson Garcia de Freitas, realçou o progresso que o país regista, em todas as esferas, considerando-se orgulhoso por Angola ocupar um lugar proeminente no continente africano.

    A reunião, com término previsto para quinta-feira, serve para a troca de experiências, assim como para o reforço da cooperação entre os ministérios da Defesa dos dois países.  (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    1 COMENTÁRIO

    1. A Cooperação militar com o Brasil potencia as Forças Armadas. Mas essa cooperação potencia de que forma? Quem sai à ganhar? As duas partes? Creio que não. Beneficia quem vende e não quem compra. Quém compra vai continuar à comprar, ou seja vai continuar à gastar o dinheiro e quem vende vai continuar a aumentar o lucro. Já é altura dos Angolanos começarem a fabricar o seu equipamento militar em todas vertentes, seja no armamento até no fardamento e claro que pode ser feito porf etapas. Nós conseguimos, nós somos capazes.

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recebe PCA da TotalEnergies, enquanto produção de petróleo em Angola cai para 1,083 milhões bd

    O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema