Quinta-feira, Maio 16, 2024
16.1 C
Lisboa
More

    Angola quer reforço da fiscalização constitucional

    Angop

    A República de Angola vai continuar a lutar pelo aprofundamento da fiscalização do respeito às Constituições dos países africanos, visando o reforço da democracia e do Estado de Direito no continente, declarou o juiz conselheiro do tribunal Constitucional Simão Victor.

    O magistrado falava à imprensa na qualidade de porta-voz do V Congresso da Conferência das Jurisdições Constitucionais de África (CJCA), a decorrer deste domingo até quinta-feira, em Luanda.

    Declarou que os Tribunais Constitucionais devem garantir os mecanismos de fiscalização dos poderes públicos no cumprimento das respectivas leis magnas.

    Simão Victor acredita que o V congresso da Conferência das Jurisdições Constitucionais de África pode contribuir para o reforço do Estado democrático e de direito no continente africano.

    O porta-voz o do congresso lembrou que a Conferência das Jurisdições Constitucionais surge da necessidade de unir os africanos na defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos em cada Estado membro.

    Referiu que o fórum está apenas aberto a Estados democráticos e de direito e surge da necessidade de ser interlocutora junto de outras instituições, como o conselho mundial dos Tribunais Constitucionais.

    Reconhece avanços e atropelos no respeito às Constituições, como golpes de Estados, mas interessa que haja melhorias no acesso aos tribunais para fazer prevalecer o direito.

    O juiz conselheiro Simão Victot informou que, dos 44 membros e três observadores, está confirmada a participação no congresso de delegações de 39 países, das quais pouco mais de 30 estão na capital angolana.

    O V Congresso da CJCA irá confirmar a presidência de Angola para os próximos dois anos e tem como tema central “Os Tribunais/Conselhos Constitucionais como garantes da Constituição e dos Direitos e Liberdades Fundamentais”.

    Os trabalhos iniciaram hoje, domingo, com uma reunião do Bureau Executivo, visando o balanço do mandato da liderança África do Sul, desde o 2017, em Cape Town.

    Antes de Luanda, congressos dessa conferência decorreram em Argel (2011), Cotonou (2013), Libreville (2015) e Cape Town (2017).

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angolanos contestam novos preços dos transportes coletivos

    Angolanos afirmam que metade dos seus salários vão servir para pagar o táxi, com o novo preço dos transportes...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema