Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Angola quer OEACP unida para os desafios internacionais

    O Presidente da República, João Lourenço, apelou hoje, sexta-feira, em Luanda, aos membros da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP) para se manterem unidos, face aos desafios impostos pela conjuntura internacional.

    Na abertura da 10.ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da OEACP, que se encerra hoje, João Lourenço considerou fundamental que a organização não fique à margem de acções que afectem directa ou indirectamente alguns países-membros.

    Na sua intervenção, considerou a OEACP uma plataforma política e diplomática crucial para a aproximação de povos e culturas, sendo um “actor indispensável” a nível do Sul global.

    O Presidente angolano lembrou, na ocasião, o desempenho da organização na construção de um mundo de paz, entendimento e concórdia entre os povos.

    Sublinhou, igualmente, a relevância da OEACP no fortalecimento das relações e no “intercâmbio mutuamente benéfico” com os parceiros estratégicos da organização.

    Disse que a projecção internacional da OEACP aumenta a responsabilidade de Angola dentro da organização.

    Na abertura do evento, elogiou a República do Quénia, “pelo apreciável trabalho” que realizou enquanto esteve à frente dos destinos da OEACP.

    Destacou o facto de os Estados-Membros da OEACP representarem, aproximadamente, um terço das Nações do planeta, espalhadas por três continentes.

    A OEACP é uma organização internacional resultante da evolução do Grupo ACP, que congrega 79 Estados-Membros oriundos de três continentes.

    “Três continentes, três oceanos, um destino comum: construir uma Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico Resiliente e Sustentável” é o lema deste encontro, no qual Angola vai assumir a presidência da organização por um período de três anos.

    ANGOP

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema