25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

TotalEnergies se retira da gigante do gás russa Novatek

PARTILHAR

O grupo francês TotalEnergies anunciou, nesta sexta-feira (9), que vai retirar os seus administradores da empresa Novatek e deixará de registrar nos seus resultados a sua participação de 19,4% na gigante do gás russa, o que se traduzirá numa depreciação de ativos de 3,7 bilhões de dólares.

Ao contrário de outras grandes empresas ocidentais, a TotalEnergies manteve a maior parte de seus investimentos na Rússia desde o início da guerra na Ucrânia em fevereiro, principalmente em projetos de gás natural liquefeito (GNL).

O grupo disse nesta sexta-feira que “não está em condições de vender” sua participação de 19,4% na Novatek por causa das sanções europeias contra a Rússia e a TotalEnergies decidiu “remover os representantes da empresa PAO Novatek do conselho de administração com efeito imediato” .

Além disso, a “participação de 19,4% que a TotalEnergies possui na Novatek não será mais consolidada nas contas da empresa”, afirmou o grupo em comunicado, decisão que resultará em “uma depreciação de ativos de aproximadamente 3,7 bilhões de dólares”.

A Novatek é a parceira histórica da TotalEnergies na Rússia. Além da Novatek, a TotalEnergies possui outras participações minoritárias em várias empresas privadas russas, incluindo o campo Yamal LNG na Sibéria ártica (20%) e o campo Arctic LNG 2 (10%).

No entanto, o grupo francês afirma no seu relatório anual que não tem “nenhuma atividade ou responsabilidade operacional nestes campos” e que já não opera “nenhum campo de petróleo ou gás ou qualquer fábrica de gás natural liquefeito (GNL) na Rússia”.

“A TotalEnergies está se retirando gradualmente dos ativos russos, enquanto continua fornecendo GNL para a Europa”, disse o grupo em comunicado nesta sexta-feira.

AFP

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

OGE 2025 persegue materialização do Plano de Desenvolvimento Nacional

O Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2025 persegue a protecção da pessoa humana, a sua capacitação, redução da...

Ministro do Petróleo, cargo de alto risco na Venezuela

Cinco dos oito ministros do Petróleo nos dez anos do presidente Nicolás Maduro no poder na Venezuela acabaram foragidos...

Governo prevê concluir pagamento da dívida com a China até 2028

O director da Unidade de Gestão da Dívida (UGD), Dorivaldo Teixeira, disse quinta-feira, em Washington (EUA), que o Governo...

JPMorgan espera aumento do investimento na África do Sul devido ao optimismo económico

A África do Sul está preparada para um aumento do investimento directo estrangeiro (IDE) já no próximo ano, estimulada...