26 C
Loanda
Quarta-feira, Novembro 13, 2024

Procurador venezuelano questiona acidente de Lula e o acusa de ‘engano’ por veto nos Brics

PARTILHAR
FONTE:AFP

O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, questionou neste sábado (26) o acidente doméstico sofrido pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o acusou de usar o evento como “álibi” e “engano” para impedir a entrada da Venezuela nos Brics.

“Fontes diretas e próximas do Brasil me informam que o presidente Lula da Silva manipulou um suposto acidente para usá-lo como álibi para não comparecer à recente cimeira dos Brics, e que essa versão não passou de uma farsa para perpetrar o veto contra a Venezuela”, afirmou em um comunicado divulgado nas redes sociais.

O presidente brasileiro cancelou a viagem à Rússia para a reunião dos Brics por recomendação médica após sofrer um acidente doméstico em que bateu a nuca e precisou receber cinco pontos.

Três dias após o acidente, a equipe médica indicou que o presidente está em situação “estável” e “apto” para exercer a rotina de trabalho.

A reunião na Rússia contou com a presença de representantes do Ministério das Relações Exteriores do Brasil que, de acordo com a Venezuela, impediram a entrada do país nos Brics como membro ativo.

“O que era um forte boato, infelizmente parece ser corroborado por um vídeo divulgado ontem, onde o presidente Lula é visto saudável, usando suas faculdades e agindo com total cinismo (…) Lula reapareceu sorridente e ileso, mostrando que ele usou esse ‘acidente’ para mentir para o Brasil, os Brics e o mundo inteiro, fato pelo qual ele deve ser investigado”, disse Saab.

O governo venezuelano considerou o veto aos Brics como uma “agressão”. O ex-ministro das Relações Exteriores e conselheiro de Lula, Celso Amorim, disse que o veto tinha relação com uma “quebra de confiança”.

De acordo com Amorim, Maduro prometeu a Lula divulgar as atas eleitorais da votação de 28 de julho, na qual ele foi proclamado presidente reeleito em meio a denúncias de fraude. Até o momento, a autoridade eleitoral não publicou as atas, como a lei exige.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

O Brasil caminha na corda bamba entre a iniciativa Cinturão e Rota da China, o G20 e os Estados Unidos

No Brasil, a política externa parece ser uma dança delicada nos dias de hoje, com a administração do Presidente...

Brasil: Assassinos de Marielle Franco são condenados a 78 e 59 anos de prisão

Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, acusados de serem os executores do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e de...

A rejeição do Brasil em aderir à BRI é um revés político para a China

Após anos de hesitação, o Brasil não irá, alegadamente, aderir ao projecto de conectividade de um trilhão de dólares...

Ministro do Petróleo, cargo de alto risco na Venezuela

Cinco dos oito ministros do Petróleo nos dez anos do presidente Nicolás Maduro no poder na Venezuela acabaram foragidos...