Sexta-feira, Maio 17, 2024
19.2 C
Lisboa
More

    Angola co-preside missão do Conselho de Segurança ao Burundi

    Angola, Estados Unidos da América e França co-presidem a missão do Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas que chegou quinta-feira a Bujumbura, capital burundesa, para contactos com os principais actores políticos nacionais, na tentativa da busca de uma solução pacífica para a crise política e a violência que assola o Burundi.

    O representante permanente de Angola junto da ONU, embaixador Ismael Gaspar Martins, representa o país nessa missão, durante a qual a delegação do CS tem previsto encontros com o Presidente do Burundi, Pierre Nkurunziza, responsáveis da Assembleia Nacional, representantes de partidos políticos, da sociedade civil, da Comissão da Verdade e Reconciliação Nacional e outras influentes personalidades do país.

    Além de encorajar o relançamento do diálogo nacional, mediado pelo presidente do Uganda, Yoweri Museveni, é também objectivo do Conselho de Segurança convencer as autoridades burundesas a aceitar o desdobramento de uma força africana no país para garantir a segurança e a estabilização do território.

    O Conselho de paz e Segurança da União Africana (CPS) decidiu, em Dezembro de 2015, o envio de uma Missão Africana de Prevenção e Protecção no Burundi (MAPROBU), de cinco mil homens, para tentar conter a crise, mas as autoridades burundesas discordam. O Conselho de Segurança da ONU apoia o desdobramento da referida missão.

    A delegação do Conselho de Segurança da ONU, que partiu quarta-feira de Nova Iorque, reúne-se sábado, em Adis Abeba (Etópia), com o Conselho de Paz e Segurança da União Africana, para debater a situação em vários países africanos assolados por crises políticas e/ou conflitos armados.

    Esta é a segunda vez, em menos de um ano, que o Conselho de Segurança trabalha no continente africano. Em Março de 2015, este órgão esteve na República Centro Africana, no Burundi e na Etiópia, com o propósito de ajudar a solucionar os inúmeros conflitos com que se debatem vários países em África.

    A comitiva regressa a Nova Iorque no domingo. (ANGOP)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema