Segunda-feira, Maio 20, 2024
19.7 C
Lisboa
More

    Chanceler alemão apoia inclusão da União Africana no G20

    Em Adis Abeba, Olaf Scholz deu início à sua segunda viagem a África como chanceler com um apelo para que a União Africana tenha assento permanente no G20. Sudão e Ucrânia também estiveram em debate.

    O chanceler alemão Olaf Scholz aterrou na Etiópia esta quinta-feira, no início da sua viagem de três dias à África Oriental, que incluirá também uma visita ao vizinho Quénia.

    A visita tem lugar numa altura em que a violência abala o Sudão e apenas seis meses depois de a Etiópia – o país africano com a segunda maior população a seguir à Nigéria – ter visto chegar ao fim a guerra civil de dois anos na região de Tigray, no norte do país.

    É a segunda vez que Scholz se desloca a África desde que assumiu o cargo de chanceler. Adis Abeba, a capital da Etiópia, é também a sede da União Africana (UA), com 55 membros.

    No Quénia, na sexta-feira, as discussões centrar-se-ão na energia verde, bem como nas consequências da guerra da Rússia na Ucrânia.

    Apoio à União Africana

    Scholz elogiou as “intensas” discussões sobre a promoção da “paz e estabilidade” no continente e as conversações com o presidente da UA, Moussa Faki Mahamat, centraram-se nos conflitos em África, especialmente na questão da manutenção da paz no Sudão. O chanceler prometeu a ajuda da Alemanha para encontrar uma solução pacífica.

    O chefe do Governo alemão disse ainda aos responsáveis da UA que têm o seu total apoio para obter um lugar no G20. “O respeito pelo continente, pelos seus muitos países e pela sua população em crescimento” exige que estes tenham uma voz, afirmou.

    Acompanhado por representantes de empresas alemãs, Scholz também procurará reforçar o papel da Alemanha como parceiro fiável para contrariar a crescente influência chinesa na região.

    Scholz afirmou que a segurança alimentar é uma questão fundamental e garantiu que a Alemanha vai apoiar todas as medidas para acabar com a dependência de África da importação de fertilizantes.

    Publicidade

    spot_img
    FonteDW

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema