Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    XIII Congresso Ordinário: UNITA arrecada 75 milhões de Kwanzas na campanha de doações para realização do congresso

    A UNITA, maior partido na oposição angolana, arrecadou cerca de 75 milhões de kwanzas na campanha lançada no mês de Outubro de arrecadação de valores para a realização do XIII Congresso Ordinário realizado este mês após o Tribunal Constitucional ter anulado o congresso de 2019.

    A divulgação do valor arrecadado foi feito na manhã de hoje, pelo Comité Permanente da Comissão Política da UNITA que, na ocasião, explicou que a contribuição foi por milhares de cidadãos da sociedade civil dentre eles, 816 por via de depósitos e transferências bancárias, 54 por entrega directa e 11 por contribuição em espécie, perfazendo no total 75 milhões de Kwanzas.

    Este órgão fez saber que as doações foram aplicadas nas despesas de deslocação e alojamento dos delegados, tendo agradecido de forma positiva e especial todas contribuições, as quais revelaram o grande interesse da sociedade pelo destino da pátria angolana.

    No final do mês de Outubro, o Tribunal Constitucional anulou o congresso de 2019 que elegeu Adalberto Costa Júnior como presidente da UNITA, anulando todos os procedimentos feitos antes da deposição de Adalberto Costa Júnior. Face à isso, milhares de cidadãos mostram-se solidários e predispuseram-se a ajudar o Presidente da UNITA a voltar na liderança do partido, pedindo endereço bancário para que fizessem os seus depósitos e realizassem o tão esperado congresso.

    A disponibilização da conta do partido para ajudar na realização do congresso que teve como principal objectivo a reeleição de Adalberto Costa Júnior para a liderança da Unita foi bem vista por uns e mal vista por outros, que, diziam ser duvidosa que um partido como a UNITA pudesse fazer tal coisa.

    Na época, o deputado independente da bancada parlamentar da UNITA, David Mendes, afirmou que as contas disponibilizadas para angariação de fundos monetários para a realização do congresso para as eleições presidenciais do partido podem ser duvidosas tendo em conta que a referida conta bancária é supostamente de um único assinante com referência ao deputado Simão Dembo.

    Em resposta, a Unita afirmou que “a conta assinada pelo Senhor Deputado Simão A. Dembo é conjunta, tem no conjunto 03 assinantes e é movimentada por três assinaturas, salientando ser “legal”.

    No entanto, o advogado do partido do “Galo Negro, Horácio Junjuvile explicou que a Lei 10/12 de 22 de Março, Lei do Financiamento dos Partidos Políticos, permite por via do seu artigo 2 obter financiamento de pessoas singulares ou colectivas privadas (empresas, associações, fundações, etc).”

    E esta norma, segundo o advogado, é secundada pelo previsto no artigo 4 n.1 alínea C) e E) da referida lei, sendo que o artigo 4 n.2 alínea E) acresce como fonte dos financiamentos permitidos os produtos vindos das actividades de angariação de fundos.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema