Quinta-feira, Maio 16, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Fórum Parlamentar da SADC adopta resolução sobre boa governação e direitos humanos

    O Fórum Parlamentar da SADC (FP-SADC) adoptou, este domingo, uma resolução sobre democratização, governação e direitos humanos na região austral do continente africano.

    A resolução foi adoptada na 49ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), realizada, em sessão virtual, a partir de Gaborone, capital da República do Botswana.

    Angola participou no evento com uma delegação chefiada pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

    A resolução refere que os parlamentos nacionais dos Estados membros da organização se tornem templos da democracia e de promoção e respeito pelos direitos humanos.

    Os participantes à Assembleia Plenária afastaram a pretensão de criação de uma lei modelo sobre constitucionalismo para a região.

    A deputada à Assembleia Nacional de Angola, Ruth Mendes, revelou que a maioria dos parlamentares defende que não se deve criar uma lei modelo, tendo em conta a especificidade da Constituição e a soberania de cada um dos países membros da SADC.

    “Se adoptassemos a lei modelo estaríamos a criar outros problemas, sobretudo no que toca a transformação do FP-SADC em parlamento regional”, observou.

    Vacinas para a população

    O FP-SADC manifestou, também, a necessidade de aquisição de vacinas para a região, defendendo que só com pessoas vacinadas se pode erradicar a Covid-19.

    Foram também abordadas questões relativas à quotização para o Fórum, violência doméstica, casamentos infantis e gravidez precoce na região.

    Ruth Mendes indicou que, apesar de haver uma lei modelo sobre casamento infantil, há necessidade de se averiguar se de facto a mesma está a ser cumprida e como os países estão a implementa-la.

    Disse ser necessária a criação de condições para que deixe de haver casamentos infantis e gravidez precoce, por comprometer o futuro de muitas jovens raparigas.

    A Assembleia adoptou, também, uma moção sobre igualdade do gênero, promoção da mulher e desenvolvimento da juventude, assim como aprovou a resolução da Comissão Permanente de Desenvolvimento Humano e Programas Especiais.

    O Fórum estabeleceu mecanismos para assegurar que os parlamentos da região continuem a desempenhar um papel de liderança, na formulação das políticas regionais no período pós-Covid-19.

    O evento realizou-se sob o lema “potencializar a Zona de Livre Comércio Africana (ZCLCA) para a Recuperação Económica Pós-Covid-19 na África Austral”.

    Na perspectiva do papel do FP-SADC e dos parlamentos nacionais na potencialização da ZCLCA para a recuperação económica pós-Covid na África Austral, a Assembleia Plenária concluiu ser fundamental que a zona de livre comércio não substitua as comunidades económicas regionais (CER) existentes.

    De salientar que o Acordo da ZCLCA reconhece explicitamente as CER, como elementos constitutivos do mecanismo de livre comércio africano.

    Uma vez que a maior parte do comércio intra-africano se realiza dentro das CER, os blocos regionais, como a SADC, são importantes na implementação e aplicação da ZCLCA, enfatizou o FP-SADC.

    A Assembleia Plenária, que é integrada pelos presidentes e cinco parlamentares de cada parlamento membro, é o mais alto órgão de formulação de políticas do FP-SADC.

    São países membros da SADC Angola, África do Sul, Botswana, Comores, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Ilhas Maurícias, Moçambique, República Democrática do Congo (RDC), Ilhas Seycheles, Eswatini, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

    Publicidade

    spot_img
    FonteAngop

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema