Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    IGAE regista mais de 58 mil denúncias em 2020

    A Inspecção Geral da Administração do Estado recebeu em 2020, cinquenta e oito mil 962 chamadas de denúncias, mais 18 mil e 675 em relação a 2019, informou hoje, segunda-feira, o inspector-geral, Sebastião Ngunza.

    Ao intervir no acto solene comemorativo dos 29 anos da criação do IGAE, assinalado domingo (17), o inspector-geral fez saber que as denúncias válidas incidiram, essencialmente, sobre actos e práticas de corrupção, nomeadamente tráfico de influências, recebimento indevido de vantagens económica -financeira, branqueamento de capitais, participação económica e de negócios, e conflitos de interesse.

    Afirmou que em 2020, a IGAE, constatou que a prestação do serviço público, para além de ter sido um elemento decisivo para a melhoria do bem-estar das populações, contribuiu para instaurar, em todo território nacional, um conjunto de valores que reforçam o sentimento de identidade nacional para o combate à corrupção e à impunidade.

    “Uma das respostas estratégicas e eficazes à corrupção é a actuação firme, rigorosa, regular e contínua dos órgãos encarregues do controlo interno”, referiu o inspector-geral.

    Neste sentido, disse que para o alcance de tais objectivos, o IGAE vai apostar na formação especializada de inspectores em matéria orçamental, financeira, bancária, bem como na aquisição de valências tecnológicas para a administração e inspecção digital.

    Para assinalar a data, foi também promovida uma mesa redonda onde foram abordados os temas “ A recuperação de activos “, A função compliance “ e a “Ética na elaboração dos contratos públicos”.

    A IGAE criada a 17 de Janeiro de 1992 é o órgão auxiliar do Presidente da República e Titular do Poder Executivo, com a missão de efectivar o controlo interno administrativo da Administração Pública, por via da Inspecção, Fiscalização, Auditoria, Supervisão, Controlo, Sindicância, Averiguações da actividade de todos os órgãos, organismos, serviços da Administração Directa e Indirecta do Estado, bem como das administrações autónoma.

    Publicidade

    spot_img
    FonteAngop

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema