Segunda-feira, Maio 20, 2024
19.4 C
Lisboa
More

    Covid-19: Especialistas recomendam máscaras de pano

    Especialistas de saúde recomendam à população o uso de máscaras de protecção facial de pano, por entenderem que as cirúrgicas e filtrantes como a N95 devem ser utilizadas, prioritariamente, pelos profissionais de saúde e pessoas com sintomas da Covid-19.

    Uma das novas medidas decretadas pelo governo angolana, no segundo ciclo da Situação de Calamidade Pública, é o do uso obrigatório e correcto de máscaras faciais na via pública, levando muitos a recorrerem a máscaras medicinais, o que pode motivar a ruptura de “stocks”.

    Falando nesta quinta-feira à Angop, em Luanda, o especialista cubano em saúde pública, Fidel Hernanes, reitera a utilização de máscaras de protecção facial, mesmo caseiras de pano, porque também impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário.

    “Além de inibir a propagação do vírus no ambiente, funcionando como uma barreira física diante de espírros”, esclareceu o médico, enaltecendo as medidas das autoridades angolanas perante a ameaça de aumento de casos, de forma cada vez mais vertiginosa.

    Por sua vez, Fernando dos Santos disse ser importante interromper-se o ciclo de disseminação do vírus, seguindo-se as regras de distanciamento social, cobrir a boca ao tossir ou espirrar e higienizar constantemente as mãos com álcool em gel e lavagem com água e sabão.

    Advertiu para o recurso à tecidos com boa capacidade de filtragem de partículas, preferencialmente confeccionadas com “saco de aspirador”; cotton (composto de poliéster 55% e algodão 45%); tecido 100% algodão (como tricoline); e fronhas de tecido antimicrobiano.

    Na falta desses materiais, sugeriu o especialista cubano em doenças infecto-contagiosas, também podem ser utilizados materiais encontrados no dia-a-dia, como camisolas, bermudas e outras peças de vestuário em bom estado de conservação.

    Acrescentou, que o importante é que a máscara seja feita com camadas duplas, nas medidas corretas (cerca de 21 centímetros de altura e 34 cm largura), cobrindo totalmente a boca e nariz e que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

    No entender desse medico cubano, mesmo que uma pessoa esteja sozinha dentro do carro, é ideal o uso da máscara e também de óculos protectores, além de manter os vidros bem abertos para ventilar o ambiente interior da viatura e impedir que o vírus se aloje.

    “As recomendações parecem extremas, mas é a solução mais fiel para que o risco de infecção dentro dos veículos fique próximo a zero”, frisou o médico da Multiperfil.

    Já o sociólogo Abel Chico diz que a máscara de protecção facial é um equipamento de uso individual e não deve ser compartilhado entre familiares e amigos, dado o elevado risco de contágio, a julgar pelas particularidades dos sistemas imunológicos de cada indíduo.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema