Segunda-feira, Maio 20, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Angola participa em simpósio germano-africano sobre saúde

    O ministro angolano da Saúde, José Van-Dúnem, considerou hoje, quinta-feira, em Berlim, que para que se possa organizar uma resposta rápida à epidemia de Ébola é fundamental que o sistema seja financeiramente sustentável.

    Ministro da Saúde, José Van- Dúnem (Foto: Angop/Arquivo)
    Ministro da Saúde, José Van- Dúnem (Foto: Angop/Arquivo)

    Segundo uma nota da Embaixada de Angola na Alemanha, a que a Angop teve acesso hoje, quinta-feira, o governante fez esta afirmação durante o 1º Simpósio Germano-Africano Sobre Saúde, onde participou ao lado de homólogos de outros países africanos, o director regional para África da Organização Mundial de Saúde (OMS), Luis Gomes Sambo, representantes de instituições e empresas alemãs ligadas ao continente africano, diplomatas africanos acreditados na República Federal da Alemanha e convidados.

    O ministro frisou que falar hoje sobre o Sistema de Saúde “reveste-se de grande importância, pois a África vive o maior surto de Ébola de que há registo”. De resto, o Ébola foi o tema mais abordado pelos participantes no simpósio, tendo a Alemanha reafirmado a sua disposição de continuar a apoiar os vários países africanos no combate a essa enfermidade.

    José Van-Dúnem, que intervinha no painel sobre “Saúde em Angola: Estratégias, Desafios e Oportunidades de Investimentos”, realçou a importância de se estar organizado e preparado com recursos humanos capacitados, com infra-estruturas funcionais, com disponibilidade logística de meios médicos, medicamentos e equipamentos.

    De igual modo, apontou para a necessidade de contar com meios de recolha e tratamento de informação sanitária, incluindo a vigilância epidemiológica capaz de detectar precocemente qualquer mudança nos factores determinantes e/ou condições da saúde individual ou colectiva, com uma planificação e gestão financeira transparentes, com participação intersectorial e comunitária inclusiva.

    Sobre Angola, o ministro José Van-Dúnem referiu que está a ser construído um sistema de saúde “sólido e eficiente dedicado à promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento com uma visão holística, respondendo às expectativas das nossas populações, que proporciona não só a melhoria da saúde como também a redução da pobreza e das iniquidades”.

    “Continuar a consolidar a paz e a unidade nacional e trabalhar para alcançar a inclusão social, o progresso e o bem-estar de todos é o desejo comum de todos os que querem a edificação de uma Angola democrática, moderna e próspera”, disse o ministro, citando a Mensagem sobre o Estado da Nação, proferida pelo Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, a 15 de Outubro, na sessão de abertura da 3ª Sessão da Terceira legislatura da Assembleia Nacional.

    Por seu lado, o director Regional para África da OMS, Luís Gomes Sambo, considerou que a prevenção é a chave estratégica para o sucesso no combate ao Ébola no mundo, tendo agradecido o Governo e parceiros alemães pelo apoio concedido e exprimiu confiança no futuro de África.

    José Van-Dúnem, cuja visita de trabalho à República Federal da Alemanha termina sexta-feira, participou no Dia de Negócios Angola-Alemanha (Angola-Alemanha Business Day), onde enunciou o leque de tarefas que Angola necessita levar a cabo para atingir os objectivos traçados pelo Executivo no que diz respeito ao Plano Nacional de Desenvolvimento no domínio da Saúde, bem como as vias para o estabelecimento de parcerias entre agentes económicos de ambos os países.

    O titular da pasta angolana da Saúde manteve ainda uma reunião de trabalho com o seu homólogo alemão, Hermann Gröhe, com quem abordou questões inerentes à promoção do reforço das relações bilaterais e outras de carácter internacional, bem como visitou a Bayer, uma das maiores empresas do mundo em matéria de indústria farmacêutica e soluções para unidades hospitalares. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema