Sexta-feira, Maio 10, 2024
25.6 C
Lisboa
More

    Angola participa em simpósio germano-africano sobre saúde

    O ministro angolano da Saúde, José Van-Dúnem, considerou hoje, quinta-feira, em Berlim, que para que se possa organizar uma resposta rápida à epidemia de Ébola é fundamental que o sistema seja financeiramente sustentável.

    Ministro da Saúde, José Van- Dúnem (Foto: Angop/Arquivo)
    Ministro da Saúde, José Van- Dúnem (Foto: Angop/Arquivo)

    Segundo uma nota da Embaixada de Angola na Alemanha, a que a Angop teve acesso hoje, quinta-feira, o governante fez esta afirmação durante o 1º Simpósio Germano-Africano Sobre Saúde, onde participou ao lado de homólogos de outros países africanos, o director regional para África da Organização Mundial de Saúde (OMS), Luis Gomes Sambo, representantes de instituições e empresas alemãs ligadas ao continente africano, diplomatas africanos acreditados na República Federal da Alemanha e convidados.

    O ministro frisou que falar hoje sobre o Sistema de Saúde “reveste-se de grande importância, pois a África vive o maior surto de Ébola de que há registo”. De resto, o Ébola foi o tema mais abordado pelos participantes no simpósio, tendo a Alemanha reafirmado a sua disposição de continuar a apoiar os vários países africanos no combate a essa enfermidade.

    José Van-Dúnem, que intervinha no painel sobre “Saúde em Angola: Estratégias, Desafios e Oportunidades de Investimentos”, realçou a importância de se estar organizado e preparado com recursos humanos capacitados, com infra-estruturas funcionais, com disponibilidade logística de meios médicos, medicamentos e equipamentos.

    De igual modo, apontou para a necessidade de contar com meios de recolha e tratamento de informação sanitária, incluindo a vigilância epidemiológica capaz de detectar precocemente qualquer mudança nos factores determinantes e/ou condições da saúde individual ou colectiva, com uma planificação e gestão financeira transparentes, com participação intersectorial e comunitária inclusiva.

    Sobre Angola, o ministro José Van-Dúnem referiu que está a ser construído um sistema de saúde “sólido e eficiente dedicado à promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento com uma visão holística, respondendo às expectativas das nossas populações, que proporciona não só a melhoria da saúde como também a redução da pobreza e das iniquidades”.

    “Continuar a consolidar a paz e a unidade nacional e trabalhar para alcançar a inclusão social, o progresso e o bem-estar de todos é o desejo comum de todos os que querem a edificação de uma Angola democrática, moderna e próspera”, disse o ministro, citando a Mensagem sobre o Estado da Nação, proferida pelo Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, a 15 de Outubro, na sessão de abertura da 3ª Sessão da Terceira legislatura da Assembleia Nacional.

    Por seu lado, o director Regional para África da OMS, Luís Gomes Sambo, considerou que a prevenção é a chave estratégica para o sucesso no combate ao Ébola no mundo, tendo agradecido o Governo e parceiros alemães pelo apoio concedido e exprimiu confiança no futuro de África.

    José Van-Dúnem, cuja visita de trabalho à República Federal da Alemanha termina sexta-feira, participou no Dia de Negócios Angola-Alemanha (Angola-Alemanha Business Day), onde enunciou o leque de tarefas que Angola necessita levar a cabo para atingir os objectivos traçados pelo Executivo no que diz respeito ao Plano Nacional de Desenvolvimento no domínio da Saúde, bem como as vias para o estabelecimento de parcerias entre agentes económicos de ambos os países.

    O titular da pasta angolana da Saúde manteve ainda uma reunião de trabalho com o seu homólogo alemão, Hermann Gröhe, com quem abordou questões inerentes à promoção do reforço das relações bilaterais e outras de carácter internacional, bem como visitou a Bayer, uma das maiores empresas do mundo em matéria de indústria farmacêutica e soluções para unidades hospitalares. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    EasyJet anuncia voos ‘low cost’ de Portugal para Cabo Verde

    A partir de hoje, estão à venda os bilhetes de passagem da companhia aérea britânica low cost easyJet, que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema