Segunda-feira, Maio 20, 2024
13.9 C
Lisboa
More

    ‘Bill Gates africano’ é condenado a cinco anos de prisão

    O ex-magnata argelino Rafik Khalifa (Foto de Pierre Andrieu/FILES/AFP)
    O ex-magnata argelino Rafik Khalifa (Foto de Pierre Andrieu/FILES/AFP)

    Rafik Khalifa, o ex-magnata argelino detido em Argel, foi condenado nesta terça-feira por um tribunal francês a cinco anos de prisão por ter desviado milhões de euros durante a quebra de seu grupo, em 2002.

    O ex-empresário apelidado de “Bill Gates africano”, julgado em Nanterre (oeste de Paris) em Junho, foi considerado culpado de ter organizado o saque de sua empresa pouco antes de sua liquidação, “esvaziando-a de alguns de seus activos mais significativos”.

    Depois de ser detido em Londres em 2007, Rafik Khalifa, de 48 anos, foi extraditado a Argel no fim de 2013, onde havia sido condenado à revelia à prisão perpétua.

    Na França, o ministério público havia pedido três anos de prisão.

    Outras dez pessoas eram processadas neste complexo caso: a ex-esposa de Rafik Khalifa, um escrivão, ex-representantes da empresa na França, assim como um construtor e fornecedor de equipamentos para a indústria aeronáutica.

    Três destas pessoas foram colocadas em liberdade, e as outras foram condenadas a penas que vão de seis meses de prisão em suspenso a seis meses de prisão.

    “Esta sentença é uma grande decepção para todos os argelinos que foram partes civis neste caso. O tribunal considerou que sua demanda era improcedente, mas foram eles os que foram arruinados neste caso”, destacou Elizabeth Maisondieu-Camus, uma advogada das partes civis.

    A destruição do império Khalifa provocou um prejuízo estimado de 1,5 a 5 bilhões de dólares ao Estado argelino e aos poupadores.

    O processo na França colocou em evidência o estilo de vida luxuoso de Rafik Khalifa, pago com o dinheiro das empresas de seu grupo. (afp.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema