Terça-feira, Maio 21, 2024
14.3 C
Lisboa
More

    Zona euro e FMI abandonam taxa bancária em Chipre

     Cipriotas têm vindo à rua para protestar contra taxas sobre os depósitos Foto:  NUNO FERREIRA SANTOS

    Cipriotas têm vindo à rua para protestar contra taxas sobre os depósitos
    Foto: NUNO FERREIRA SANTOS
    Os ministros das Finanças do euro e o FMI abandonaram este domingo a ideia de taxar os depósitos bancários em Chipre como contrapartida de um pacote de empréstimos de 10.000 milhões de euros, o que não livra no entanto os grandes depositantes dos principais bancos de sofrerem um corte importante nos seus bens.

    O abandono da taxa é um dos principais elementos do acordo que está a ser negociado em Bruxelas desde domingo de manhã entre a troika de credores internacionais (UE/FMI) e o presidente cipriota, Nicos Anastasiades. Os ministros das Finanças do euro iniciaram por seu lado uma reunião já depois das 20h de Angola para dar o seu acordo ao pacote final, mas as negociações prometiam prolongar-se por boa parte da noite.

    “Não haverá qualquer taxa sobre os depósitos”, afirmou um diplomata europeu às primeiras horas de segunda-feira, referindo-se ao acordo concluído com os cipriotas.

    Apesar do abandono da taxa, os depositantes com contas acima dos 100.000 nos dois maiores bancos – o Banco de Chipre e o Banco Popular (Laiki) – vão sofrer na mesma uma perda dos seus bens.

    Estas perdas serão infligidas no quadro do processo de liquidação do Laiki que resultará na transferência dos seus activos “sãos” para o Banco de Chipre. Com este processo, o Laiki ficará apenas com os activos duvidosos, ficando assim transformado num “mau banco”. Ler mais

    (publico.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recebe PCA da TotalEnergies, enquanto produção de petróleo em Angola cai para 1,083 milhões bd

    O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema