Quinta-feira, Maio 23, 2024
12.7 C
Lisboa
More

    Zâmbia: Polícias proibidos de contrair matrimónio com estrangeiros

    O chefe da Polícia zambiana, numa circular emitida a 11 de Novembro de 2015, proibiu todos os agentes e funcionários da sua instituição de não se casarem com estrangeiros, alegando razões de segurança, noticiou a AFP.

    O documento que foi amplamente difundido pela imprensa zambiana, refere que o Alto comando da Polícia proibiu a todos os funcionários da instituição de não se casarem com estrangeiros.

    A referida circular insta, por conseguinte, aqueles que já estão casados com os estrangeiros, a declararem os seus cônjuges ao inspector-geral da corporação no prazo de uma semana, advertindo que os que não o fizer serão sancionados.
    A chefia dos Serviços de Segurança zambianos sempre manifestaram o receio sobre eventuais fugas de informações sensíveis, explicou a porta-voz da Polícia, Ester Katongo.

    Há vários anos que a interditação imposta aos funcionários da Polícia e aos militares, de viver com um estrangeiros, vem plasmada na Lei, que nunca foi respeitada na sua letra, daí a circular do comandante da Policia, acrescentou.

    Sem revelar a envergadura do fenómeno, Ester Katongo é inflexível sobre a ameaça, mas também não revelou a natureza da mesma mensagem.

    “As questões de Segurança são delicadas, por isso, não podemos deixar os nossos homens casarem-se com estrangeiros, sublinhou.

    Por seu turno, a Comissão dos Direitos humanos, reclama a abolição da Lei, que considera ser um preconceito contra os estrangeiros.

    A porta-voz, Mwelwa Muleya, disse esperar que a Polícia anule a mesma Lei, “que foi útil num certo período, mas agora incompatível com o respeito dos Direitos humanos”.

    Antiga colónia britânica, a Zâmbia obteve a sua independência em 1964. (Angop) por Afp

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Espanha e Irlanda tentam que UE se incline para o reconhecimento da Palestina

    A decisão de mais três países, incluindo dois da UE, de reconhecerem a Palestina como Estado é simbólica, mas...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema