Quarta-feira, Junho 19, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    A Costa do Marfim tornou-se o país com a melhor classificação da dívida pública na África Subsaariana

    A Costa do Marfim, o maior produtor mundial de cacau, ultrapassou a África do Sul e tornou-se no país soberano com melhor classificação da dívida pública na África Subsariana.

    Embora ambos os países tenham sido classificados em BB- pela S&P Global Ratings , a perspetiva da Costa do Marfim foi alterada para positiva no que a empresa de classificação disse ser uma melhoria no perfil da dívida, enquanto a perspetiva da África do Sul foi mantida em estável.

    O rendimento da dívida da Costa do Marfim com vencimento em 2028 caiu 13 pontos base, para 7,09%, às 12h de segunda-feira em Londres. É o valor mais baixo desde 15 de abril. A dívida em dólares da África do Sul com vencimento em 2030 era negociada a um rendimento de 6,9%, abaixo dos níveis acima de 8,5% registados recentemente em outubro.

    “A trajectória de classificação da Costa do Marfim ao longo dos últimos dez anos tem sido impressionante, reflectindo a recuperação económica do país ao longo do período”, disse Samir Gadio , chefe de estratégia para África no Standard Chartered . “Muitos outros soberanos africanos foram rebaixados durante esse período.”

    A Costa do Marfim quebrou o bloqueio de quase dois anos da África Subsaariana aos mercados de capitais internacionais em Janeiro deste ano, ao vender 2,6 mil milhões de dólares em euro-obrigações. A economia, uma das que mais cresce na região, segundo as projeções do Fundo Monetário Internacional, crescerá 6,5% em 2024, acima dos 6,2% do ano passado.

    Apesar da diminuição da produção de cacau e das previsões em baixa, o governo garantiu um acordo de financiamento de 4,8 mil milhões de dólares com o FMI, reforçando as suas finanças e reservas. A S&P disse que espera que as exportações de commodities aumentem nos próximos dois anos.

    Em Março, a Moody’s elevou a classificação da Costa do Marfim para Ba2, dois níveis abaixo do grau de investimento, colocando-a no mesmo nível da África do Sul.

    Publicidade

    spot_img
    FonteReuters

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Nvidia torna-se empresa mais valiosa da bolsa do mundo

    A fabricante de semicondutores Nvidia se tornou, nesta terça-feira (18), a empresa mais valiosa do mundo, superando Apple e...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema