Quarta-feira, Maio 22, 2024
15 C
Lisboa
More

    Yola Semedo aponta afirmação cultural como ganho da independência

    cantora angolana Yola Semedo (Foto: Francisco Miúdo)
    cantora angolana Yola Semedo (Foto: Francisco Miúdo)

    A cantora angolana Yola Semedo considerou nesta terça-feira, em Luanda, que a independência nacional permitiu aos criadores angolanos levarem aos quatro cantos do país e ao mundo a identidade cultural angolana.

    Falando à Angop sobre os benefícios dos 40 anos de independência de Angola a serem assinalados a 11 de Novembro, Yola Semedo frisou que a conquista da liberdade abriu portas para todos os angolanos, tendo, de um modo particular, incentivado os agentes culturais a um maior empenho, dedicação no desenvolvimento e afirmação da cultura angolana no mundo.

    Yola Semedo firmou que foram muitos os ganhos nestas quatro décadas de independência, seja no capitulo social como no cultural, destacando a livre circulação, o crescimento e afirmação da cultural angolana.

    A artista destacou o desenvolvimento dos meios de produção artísticos que foram adquiridos durante este tempo, que facilitou na organização dos eventos culturais ligado, sobretudo, a música, para além do resgate dos valores musicais.

    Yola Semedo aferiu na sua intervenção que o resgate de Angola como nação independente foi o bem mais precioso de todos, sobretudo o convívio e amar Angola é um valor que não se troca por nada.

    Yola Semedo, nascida em Benguela em 1978, é autora dos sucessos “Marido Infiel”, “Sentimento” e “Meu Amor”. É a artista angolana mais premiada com os galardões “Voz de Ouro de África” (1995), em representação de Angola no festival organizado pela Unesco, na Bulgária, e foi considerada a melhor voz feminina de Angola, por três vezes consecutivas (2000, 2006, 2007).

    Ganhou o prémio de “Balada do ano (2006)” e de “Melhor intérprete feminina”, por duas vezes (2006 e 2007), “Diva do ano”, em 2007 e 2008, e conquistou a edição 2010 do “Top dos Mais Queridos”, uma realização da Rádio Nacional de Angola (RNA).

    Tem no mercado “Diário de Memorias” e o Dvd 25 anos de carreira. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recebe PCA da TotalEnergies, enquanto produção de petróleo em Angola cai para 1,083 milhões bd

    O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema