Segunda-feira, Maio 13, 2024
20.8 C
Lisboa
More

    Violência: Mais de 20 membros das forças pró-governo morrem em ataque no Iraque

    Vinte e três membros das forças pró-Governo do Iraque foram mortos por radicais islâmicos do movimento Estado Islâmico (EI), ao sul de Bagdad, divulgaram hoje fontes das forças armadas iraquianas.

    (Foto: Reuters)
    (Foto: Reuters)

    Os membros do Estado Islâmico atacaram a cidade de Jurf al-Sakhr com morteiros na sexta-feira à noite, matando 11 soldados e 12 membros da milícia Asaib Ahl al-Haq, de acordo com um oficial militar e um médico do exército.

    Outros sete soldados foram feridos durante a subsequente operação do Governo iraquiano contra os radicais islâmicos em Jurf al-Sakhr, Al-Hamya e Latifiya, declararam as fontes.

    O Iraque enfrenta, desde o início de junho, uma ofensiva de rebeldes sunitas, liderada pelos jihadistas radicais do Estado Islâmico, que se apoderaram de vastas áreas de territórios no norte e leste do Iraque.

    Mais de 1.600 pessoas, na sua maioria civis, morreram em julho em confrontos no Iraque, indicaram dados oficiais divulgados na sexta-feira.

    De acordo com os dados revelados pelos ministérios do Interior, da Defesa e da Saúde, as vítimas da violência no país, no mês passado, são 1.669, das quais 1.401 civis, 185 soldados e 83 agentes da polícia.

    Junho foi o mês mais mortífero observado no Iraque desde 2007, com mais de 2.000 mortos.

    Entre as vítimas registadas no mês passado encontram-se também voluntários envolvidos nas milícias aliadas do Governo na luta contra os rebeldes. Do lado dos sunitas, não foram fornecidos dados sobre o número de mortes.

    O representante das Nações Unidas no Iraque, Nickolay Mladenov, por sua vez, apontou a existência de pelo menos 1.737 mortos no mês de julho.

    “Estou preocupado com o aumento do número de vítimas no Iraque, particularmente entre a população civil. As mulheres e as crianças são as mais vulneráveis”, disse. (noticiasaominuto.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A batalha global de chips entre os EUA, UE e a China intensifica-se com o aumento dos subsídios e restrições comerciais

    As superpotências lideradas pelos EUA e pela União Europeia canalizaram quase 81 mil milhões de dólares para o lançamento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema