Quinta-feira, Maio 9, 2024
18.1 C
Lisboa
More

    Utilização de energia solar é viável em todo território

    A utilização de energia solar é viável em todo o território e em locais longe dos centros de produção energética, visto que o país recebe uma radiação superior a dois mil e 400 quilovolts hora e metros quadrados (kw.h/m2), sobretudo ao longo do verão.

    Em entrevista à Angop, à margem da 2ª edição da Feira Internacional sobre Tecnologias Ambientais, o director da região norte da empresa de direito angolano Serviços e Desenvolvimento (SERVDES) , Nuno Ferraz, disse que com esta radiação que Angola beneficia, muito acima do valor mínimo que garante a eficácia dos aparelhos (1400 kw.h/m2), o país pode reduzir os custos com o transporte de combustíveis para manutenção de geradores, com aposta na energia solar.

    Apegando-se no mapa de irradiância solar de Angola, realçou que mais de 85 por cento do território Nacional é “abençoado com radiância solar, uma dádiva que tem de ser aproveitado”.

    Depois de 13 anos com trabalhos de seguimento, esta empresa começou em 2007 com os seus projectos de grande envergadura com acções viradas para a iluminação pública e de algumas infra-estruturas socias nas províncias do Uíge, Huíla, Kwanza Norte e Kwanza Sul.

    Prestando serviços para os governos provinciais e administrações municipais, a empresa só neste semestre já investiu perto de sete milhões de dólares neste ramo de energias limpas, uma valor muito acima os investimentos feitos ao longo do ano passado de oito milhões, segundo Nuno Ferraz..

     “O uso das tecnologias tem sido satisfatória, apesar de algumas localidades em que pessoas de má fé têm vandalizado alguns sistemas, sobretudo na província do Uíge, onde os casos tem sido uma frequência”, denunciou Nuno Ferraz.

    Considerando-se número um em energias renováveis no país, disse que a sua empresa prima pelo investimento em stoks, para atender a demanda.

    Lembrou que a energias solar não é barata em nenhuma parte do mundo, por ser uma indústria em expansão, mas acredita que Angola no quadro da suas politicas poderá expandir o fornecimento de energias limpas em todo o território nacional, de forma paulatina.

    Fonte: Angop

    (Foto: Alan Radecki)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Biden lança vasto projeto da Microsoft no mesmo local de promessa não cumprida por Trump

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apresentou, nesta quarta-feira (8), um grande projeto de investimento da gigante tecnológica...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema