Sexta-feira, Maio 17, 2024
15.1 C
Lisboa
More

    UNITA quer transparência na distribuição da riqueza

    O vice-presidente da UNITA, Raul Danda, desafiou, em Menongue (Cuando Cubango), o MPLA a definir políticas abrangentes sobre a distribuição da riqueza, com intuito de acelerar o crescimento da economia e criar oportunidades para um desenvolvimento sustentável do país.

    De acordo com o Jornal de Angola, o deputado criticou o Executivo pelo facto de, até hoje, não ter encontrado uma solução para atenuar a grave crise social que afecta a população.

    O político, que presidiu o acto de massas em alusão ao 53º aniversário da fundação da UNITA assinalado quarta-feira, considerou que “a corrupção continua a fazer morada na maior parte das instituições do Estado”.

    Raul Danda afirmou que “a situação social das comunidades vai de mal a pior, muitas famílias não têm o mínimo para se alimentar, enquanto milhões de dólares são gastos em despesas desnecessárias”.

    O vice-presidente da UNITA criticou igualmente o facto de o Executivo continuar a permitir a execução de obras sem qualidade, nomeadamente as estradas, centralidades, aeroportos, entre outras infra-estruturas, nas quais são aplicados milhões de dólares que acabam nos bolsos dos seus dirigentes.

    Raul Danda indicou que todas as estradas do país estão completamente esburacadas e os edifícios construídos com material de pouca qualidade, situação que obriga a que, a curto prazo, sejam feitas inúmeras reparações ou construção de outras infra-estruturas em menos de dois anos.

    O político defende que os deputados, enquanto representantes do povo, devem fiscalizar as acções do Governo, com realce para a execução financeira do Orçamento Geral do Estado (OGE).

    O deputado reconhece que “o Presidente da República, João Lourenço, em alguns momentos, mostrou vontade que o Parlamento fiscalizasse as acções do Governo, mas até ao momento não se pronunciou para que possa se desfazer o acórdão do tribunal que impede
    os parlamentares desta tarefa, situação que nos deixa crer que ele esteja a pactuar com o sistema vigente”.

    Raul Danda disse ser necessário haver competência, qualidade e, acima de tudo, honestidade entre os gestores públicos do país, para que a governação seja livre, justa e democrática.

    Combate à corrupção

    Raul Manuel Danda afirmou que “o combate à corrupção é uma fraude, porque, até ao momento, as detenções efectuadas são puramente selectivas entre os dirigentes do partido no poder (MPLA)”.

    O deputado disse não ser possível combater a corrupção quando dirigentes públicos afectos ao partido no poder que levaram à falência bancos públicos e privados, através de empréstimos por eles solicitados, até agora continuem impunes sem qualquer penalização.

    O político considera que o combate à corrupção não pode ser feito apenas com exonerações que, até ao momento, não trouxeram impacto positivo na vida das populações. “Se a ideia é prender as pessoas e os angolanos continuarem a passar fome, então esta pretensão não serve para nada”, disse.

    “A UNITA é a única força política apta para a governação, por ser um partido forte, sólido e coeso em detrimento de partidos políticos como o MPLA, FNLA e a coligação CASA-CE que vivem conflitos internos e completamente divididos entre eles”, afirmou.

    O político salientou que a UNITA tem como pretensão trabalhar com todos os indivíduos independentemente da filiação partidária, raça, cor e grupo etnolinguístico, desde que tenham competência, qualidade e que sejam honestos.
    Numa declaração, a UNITA reafirma o seu compromisso para a contribuição nos esforços que visam a consolidação da paz, da unidade, reconciliação nacional e da construção de um Estado Democrático e de Direito em Angola.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    IA generativa ameaça economia dos meios de comunicação

    Ao apresentar uma resposta escrita por inteligência artificial (IA) às buscas dos internautas, o sistema de busca do Google...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema