Segunda-feira, Maio 13, 2024
16.1 C
Lisboa
More

    União Europeia quer o regresso das baterias substituíveis

    Para os saudosistas das baterias substituíveis em smartphones, está a caminho uma alteração no sentido de as recuperar.

    Há algum tempo, a União Europeia anunciou a intenção de voltar ao sistema de baterias de fácil acesso e substituição para os utilizadores e, nos últimos dias, o Parlamento Europeu aprovou novas regras para o design, produção e gestão de resíduos de todos os tipos de baterias vendidas na União Europeia.

    Entre as medidas incluídas na disposição do Parlamento Europeu, votadas a favor quase por unanimidade, encontram-se algumas que dizem diretamente respeito ao setor da eletrónica de consumo, como por exemplo “desenhar baterias portáteis em aparelhos por forma a que os consumidores possam facilmente retirar e substituir as mesmas”.

    Há cerca de uma década podiam comprar-se nas lojas baterias suplentes como se fossem um simples acessório. Foi com a massificação do iPhone que essa perspetiva mudou e hoje, embora não seja impossível, só equipas especializadas podem proceder à substituição das baterias. No entanto, tudo indica que essa prática mudará em breve. Pelo menos é esta a vontade dos legisladores europeus.

    Como parte do programa mais amplo de direito ao reparo, há já uma outra discussão sobre obrigar os fabricantes a devolver baterias substituíveis. Ou seja, o dispositivo tem de passar a ser construído de forma que nenhuma ferramenta ou habilidade especial seja necessária para o substituir.

    Esta medida pode ter um impacto no meio ambiente também, uma vez que menos dispositivos serão descartados apenas devido ao esgotamento das baterias. As marcas de smartphones é que podem ter a vida dificultada nesta fase, mas a verdade é que muitos utilizadores afirmam que sacrificariam alguns milímetros da espessura do dispositivo por uma bateria substituível. Apenas a UE faz este tipo de regulamentação. Esta pode entrar em vigor em 2027, prazo após o qual os fabricantes terão de encontrar uma forma de enfrentar esse desafio.

    Por Daniela Azevedo

    Fonte: Gizchina

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A batalha global de chips entre os EUA, UE e a China intensifica-se com o aumento dos subsídios e restrições comerciais

    As superpotências lideradas pelos EUA e pela União Europeia canalizaram quase 81 mil milhões de dólares para o lançamento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema