Terça-feira, Maio 21, 2024
15.2 C
Lisboa
More

    Ucrânia. Rússia propõe à ONU “corredores humanitários” no leste

    O leste ucraniano, em particular o bastião separatista de Donetsk, é palco há uma semana de violentos combates entre o exército e forças separatistas que já fizeram dezenas de mortos.

    (Foto: Konstantin Chernichkin)
    (Foto: Konstantin Chernichkin)

    A Rússia vai propor hoje ao Conselho de Segurança da ONU um projeto de resolução para a criação de “corredores humanitários” no leste da Ucrânia que permitam às populações fugir dos confrontos entre pró-russos e o exército ucraniano.

    “Este projeto de resolução vai pedir a criação imediata de corredores humanitários para que os civis possam sair das zonas de combate”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, numa conferência de imprensa transmitida pela televisão.

    “Queremos que o Conselho de Segurança exija que nenhum obstáculo impeça a saída de civis das zonas de combate ou a entrega de ajuda humanitária”, acrescentou.

    O projeto de resolução russo exige o fim das operações do exército ucraniano no leste separatista, um cessar-fogo com os insurgentes pró-russos e a abertura de negociações entre as duas partes.

    Segundo Lavrov, o texto é deliberadamente “despolitizado” e visa a “tomada de medidas que permitam o imediato alívio do sofrimento da população pacífica”.

    O leste ucraniano, em particular o bastião separatista de Donetsk, é palco há uma semana de violentos combates entre o exército e forças separatistas que já fizeram dezenas de mortos.

    A Rússia tem qualificado a operação militar ucraniana de “operação punitiva” e acusa Kiev de violar a Convenção de Genebra de 1949 sobre a proteção de civis.

    *Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela Agência Lusa. (ionline.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recebe PCA da TotalEnergies, enquanto produção de petróleo em Angola cai para 1,083 milhões bd

    O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema