Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    UA pede calma e contenção nos Camarões face à subida de violência

    A União Africana (UA) lançou um apelo para a calma e a contenção face aos actos de violência cometidos nas regiões anglófonas do noroeste e do sudoeste dos Camarões.

    O presidente da Comissão da UA, Moussa Faki Mahamat, declarou esta sexta-feira que a organização internacional sediada em Addis Abeba está profundamente preocupada com a deterioração da situação de segurança nos Camarões.

    Cerca de oito pessoas foram mortas na onda de violência despoletada nas regiões anglófonas dos Camarões, segundo o Governo, embora a Amnistia Internacional (AI) fale em 17 mortos e a oposição camaronesa em 30.

    “O presidente da Comissão exprime as suas sinceras condolências às pessoas afetadas e às famílias, e apela às partes interessadas para dar provas de contenção nos seus discursos e deixar os atos de violência”, lê-se num comunicado da União Africana.

    “Le président de la Commission exprime ses sincères condoléances aux personnes affectées et aux familles, avant d’appeler les parties prenantes à faire preuve de retenue dans leurs discours et à cesser les actes de violence”, lit-on dans un communiqué de l’Union africaine.

    O presidente da Comissão da União Africana declarou, além disso, no comunicado que está disposto a apoiar os esforços do Governo e do povo camaronês para com uma resolução pacífica da crise através dum diálogo inclusivo e através duma reconciliação nacional.

    Manifestações ocorreram recentemente nas regiões anglófonas dos Camarões para exigir a secessão.

    Estas manifestações nos Camarões acontecem depois duma série de outras que tiveram lugar nas capitais europeias contra o Governo dos Camarões e o seu Presidente, Paul Biya.

    “O presidente da Comissão reafirma a dedicação da União Africana a promover a paz e a estabilidade nos Camarões, em conformidade com os instrumentos pertinentes que consagram o princípio da intangibilidade das fronteiras africanas tal como existiam na altura da independência e em conformidade igualmente com outros instrumentos africanos na matéria”. (Panapress)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema