Quinta-feira, Maio 9, 2024
18.7 C
Lisboa
More

    Trump revela contactos de alto nível com Coreia do Norte

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou nesta terça-feira que já ocorreram contactos de alto nível com a Coreia do Norte, preparando o cenário para a cúpula bilateral.

    Segundo o Washington Post, o diretor da CIA Mike Pompeo viajou em segredo a Pyongyang após o primeiro final de semana de Abril para se reunir com o líder norte-coreano, Kim Jong Un.

    Trump assinalou que os Estados Unidos já mantiveram conversações directas de “muito alto nível” com Pyongyang e disse que a reunião com Kim será a oportunidade de “solucionar um problema mundial”.

    Sobre a reunião com Kim, prevista para “princípio de junho ou antes”, Trump revelou que avalia cinco locais, “assumindo que as coisas vão bem”, e citou China, Coreia do Norte, Coreia do Sul ou Panmunjom, na zona desmilitarizada entre as duas Coreias.

    “Nos respeitam e nós os respeitamos. Chegou a hora de conversar, de resolver os problemas. Há uma possibilidade real de resolver um problema mundial. Não é apenas um problema de Estados Unidos, Japão e outro país, é um problema de todo o mundo”.

    Sobre a possibilidade de a reunião ocorrer nos Estados Unidos, Trump disse simplesmente “não”.

    A Casa Branca destacou que não ocorreu qualquer contato direto entre Trump e Kim Jong Un.

    O presidente, que se encontra com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, em seu resort de Mar-a-Lago, na Flórida, recordou que “a Coreia do Sul está preparada e tem planos para se reunir com a Coreia para ver se pode acabar com a guerra, e tem minha benção nisto”.

    As declarações de Trump indicam que as conversações entre Coreia do Norte e Coreia do Sul previstas para 27 de abril poderão abordar o tema de um possível tratado de paz, que seria um importante substitutivo ao armistício firmado em 1953.

    O Comando das Nações Unidas, dirigido por Estados Unidos, China e Coreia do Norte, é signatário do acordo de meio século, mas a maioria dos especialistas coincide em que a Coreia do Sul será signatária de qualquer acordo sucessor.

    – Determinação –

    Os anúncios de Trump de certo modo eclipsaram as conversações bilaterais com Abe, nas quais os dois líderes esperavam suavizar suas divergências em matéria comercial e mostrar uma posição comum diante da Coreia do Norte.

    “Donald, você tem demonstrado uma determinação inquebrável”, disse Abe, elogiando Trump por sua administração da crise norte-coreana.

    Abe também agradeceu o líder americano por abordar o tema dos japoneses sequestrados na Coreia do Norte, uma importante questão doméstica.

    “Isto mostra sua profunda compreensão sobre o interesse que o Japão tem neste assunto. Estou muito grato por seu compromisso”.

    Nas décadas de 70 e 80 cidadãos japoneses foram sequestrados pelos norte-coreanos para treinar espiões. (AFP)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Biden lança vasto projeto da Microsoft no mesmo local de promessa não cumprida por Trump

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apresentou, nesta quarta-feira (8), um grande projeto de investimento da gigante tecnológica...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema