Segunda-feira, Maio 27, 2024
19.8 C
Lisboa
More

    Trump autoriza ataque contra o Irão mas desiste em seguida

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aprovou a operação militar contra o Irão depois do abate de um drone espião norte-americano Global Hawk, mas desistiu de lançar o ataque ainda na noite da quinta-feira (20), segundo informou o jornal The New York Times, citado pela Sputnik.

    Oficiais militares e diplomáticos esperavam uma ordem de ataque ainda na noite de quinta-feira. Antes disso, houve debates descritos como acalorados na Casa Branca envolvendo as principais autoridades de segurança nacional de Trump e líderes do Congresso, segundo o jornal.

    A publicação acrescentou, citando um alto funcionário do governo Trump, que aeronaves e navios estavam em posição de disparar mísseis quando veio o pedido para cancelar a operação.

    Inicialmente, Donald Trump aprovou ataques contra uma série de alvos iranianos, incluindo baterias de radar e mísseis, informou o The New York Times citando altos funcionários do governo.

    A operação, embora já em andamento, foi abandonada em seus estágios iniciais. Segundo o jornal, porém, ainda não está claro se os ataques foram cancelados por questões logísticas e se ainda podem acontecer.

    A tensão entre os Estados Unidos e o Irã aumentou depois que o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica derrubou um drone espião Global Hawk, que Teerã afirmou estar violando o espaço aéreo iraniano. Trump afirmou inicialmente que o Irão havia cometido “um grande erro”, mas depois colocou panos quentes afirmando que o ataque poderia não ter sido intencional.

    Também na noite da quinta-feira (20), a Administração Federal de Aviação dos EUA proibiu empresas aéreas norte-americanas de sobrevoarem o espaço aéreo do Irã na região do Golfo de Omã e do estreito de Ormuz.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Reunião do G-7 critica abertamente as práticas comerciais da China e ameaça tomar medidas coercivas

    O envolvimento da China no sistema de comércio global foi duramente criticado pelos Ministros de Finanças do Grupo dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema