Quinta-feira, Maio 16, 2024
18.9 C
Lisboa
More

    Supertaça: Benfica-V. Guimarães, 3-1 (crónica)

    Saber dar uma boa notícia é uma virtude. Escolher bem as palavras, o momento certo, sem gaguejar. O Benfica teve em Aveiro esse privilégio, mais uma vez, mas faltou-lhe a firmeza do discurso de outros tempos. Ficou o essencial, a mensagem: o troféu da Supertaça acabou na Luz.

    A águia reencontrou milhares de almas fiéis e quis contar-lhes tudo a correr. Desalmadamente. Marcou dois golos muito cedo, podia ter fechado a questão antes da meia-hora com o terceiro, e depois entusiasmou-se no verbo: ganhar, sim senhor, mas saber como gerir também.

    Ora, nesse dealbar do duelo contra o Vitória, facilmente se percebeu que a crítica – dura, impiedosa – sobre a pré-época dos rapazes de Rui Vitória era manifestamente exagerada. Ok, o Benfica tem problemas na baliza, muitos na primeira fase de construção, mas mantém predicados de excelência na ligação meio-campo ataque. E aí fez a diferença.

    FILME DA PARTIDA E FICHA DO JOGO

    Com o Vitória em «panic mode», completamente desfasado das necessidades competitivas desta final, o Benfica rompeu pelo bloco central e chegou a instantes exclamativos. Jonas certeiro no primeiro golo, a beneficiar de uma sapatada aflita de Miguel Silva; Seferovic (belo reforço, atenção) mortífero no segundo, perante o corredor de todos os medos vitorianos.

    11 minutos jogados, dois golos de vantagem para o Benfica, um Vitória sem saber onde estava, o que queria, de onde vinha e para onde ia. Sim, essa era a boa notícia que as águias queriam dar, sem mais delongas. O pior estava, porém, para vir, embora o final acabasse por ser feliz para os homens da Luz.

    Dizíamos, linhas acima, que à meia-hora o Benfica podia ter as malas prontas e o champanhe aberto. Precisamente. Os dois centrais do Vitória (Josué e o estreante Valente) e os dois médios centro (Zungu e Celis) não percebiam o enleio de Jonas/Pizzi, a dupla maravilha. Caíram sempre no erro de entrar de primeira, para rapidamente ficarem fora do lance.

    Repetimos: foram dois golos, podiam ter sido mais.

    DESTAQUES DAS ÁGUIAS: Pizzi, lembram-se do maestro?

    É certo que já no fim da história, quando a dúvida tingia o jogo de emoção, Raúl Jiménez entrou para aplicar a estocada final, mas entre esse momento decisivo – aos 83 minutos – e o primeiro terço do jogo, o Vitória foi um oponente sério, muitas vezes dominador e que andou uma mão cheia de vezes perto do empate.

    Raphinha, perto do intervalo, aproveitou uma série de equívocos na defesa do Benfica, com André Almeida e o guarda-redes Bruno Varela a não ficarem bem no lance, e reduziu distâncias.

    O Vitória subiu os índices de confiança, pressionou muito mais à frente, passou a ter a capacidade de ter bola e a aproveitar os flancos. Aí, principalmente nos primeiros 20 minutos da segunda parte, o Benfica ameaçou cair, de tanto tremer.

    DESTAQUES DOS CONQUISTADORES: Raphinha, o revolucionário

    É nessa fase, precisamente, que Rui Vitória decide introduzir Filipe Augusto, passar Pizzi para a direita e sacrificar Salvio. Uma solução ganhadora, pois a equipa estabilizou e Bruno Varela voltou a ter uma noite mais serena, longe dos assaltos de aflição que teve entre os 40 e os 65 minutos.

    Por esta altura, Paolo Hurtado ainda deve estar a pensar como foi capaz de falhar o 2-2 aos 59 minutos, quando rematou contra o próprio pé na cara de Varela. É futebol, faz parte dos mandamentos do jogo: quem facilita…

    Sem deslumbrar, e a demonstrar evidentes limitações no quarteto defensivo – baliza incluída -, o Benfica lá saiu incólume de Aveiro e a atenuar os péssimos sinais da Emirates Cup.

    Acabou a dar uma boa notícia aos adeptos, mas a forma como o fez foi, aqui e ali, atabalhoada e insegura. Não deixa, ainda assim, de ser uma boa notícia para o império da Luz: este Benfica continua a ser capaz de ganhar e levou o 12ª taça nas últimas 16 possíveis. (Mais Futebol)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema