Quinta-feira, Maio 16, 2024
16.1 C
Lisboa
More

    Sindicato dos Médicos acusa Governo de “ignorar” doenças infecciosas

    Adriano Manuel, presidente do Sindicato dos Médicos de Angola (SINMEA), diz que o combate à Covid-19 está a desviar a atenção do Governo das doenças que mais vítimas mortais causam no país, como malária, má nutrição, sida, febre tifóide e tuberculose.

    O SINMEA alerta as autoridades sanitárias para prestarem atenção especial às doenças infecciosas – aquelas causadas por um agente patogénico, como vírus, bactérias, fungos e parasitas – devido ao elevado número de casos de má nutrição crónica e aguda, diarreias, febre tifóide, tuberculose e malária, registados ultimamente nos hospitais públicos.

    “Essas doenças sempre mataram. A malária continua a ser a primeira causa de morte no país. Segundo dados recentes, só de Janeiro a Março do corrente ano, já provocou a morte de mais de 2 mil pessoas”, lembra Adriano Manuel, presidente do SINMEA.

    Para além das doenças infecciosas, o sindicalista sublinha ao Novo Jornal que grande parte dos hospitais públicos a nível do país registou escassez de reagentes, medicamentos e material médico e hospitalar para assistir os pacientes.

    “Os testes rápidos e outros reagentes diminuíram nos hospitais, e isso está a dificultar o trabalho dos técnicos em dar respostas rápidas. Preocupa-nos, também, o facto de estarmos a internar muitos pacientes com sintomas febris e fortes dores abdominais. Na maioria das vezes, são casos de febre tifóide”, explica.

    No entender do médico, o combate à Covid-19 está a desviar a atenção do Governo das doenças que mais causam vítimas mortais.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola e China avaliam cooperação bilateral

    As repúblicas de Angola e popular da China abordaram, esta quarta-feira, em Luanda, o estado actual das relações bilaterais,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema