Quarta-feira, Maio 22, 2024
15.5 C
Lisboa
More

    SIAC prevê expandir serviços à outras províncias do país

    O serviço integrado de atendimento ao cidadão (Siac) deverá ser expandido para mais províncias do país até ao final do ano, informou o director geral da instituição, Anselmo Monteiro.

    O responsável, que falava à imprensa no âmbito das comemorações do 11º aniversário da instituição (11 de Setembro), frisou que numa primeira fase, o projecto de expansão vai ser realizado nas províncias da Huíla, Cuanza Sul, Cuanza Norte, bem como no aumento da capacidade de atendimento em Benguela e Luanda, mais precisamente nas centralidades do Lobito e do Kilamba, com a construção de uma unidade em cada zona.

    A unidade de Talatona foi a primeira a ser inaugurada, em 2007, em 2010 em Caxito (Bengo), em 2011 Malanje, Uíge, Zango (Luanda), Benguela e Cazenga (Luanda), em 2012 no Huambo, em 2013 Cabinda e Saurimo (Lunda Sul), em 2016 Cacuaco (Luanda) e em 2017 no Cunene.

    Referiu que o Siac prevê igualmente aumentar os serviços já prestados, como ter postos de Migração e Estrangeiros para a emissão do passaporte, entre outros, de forma aproximar cada vez mais os préstimos ao cidadão.

    Fez saber que a instituição atende diariamente mais de 15 mil cidadãos.

    Anselmo Monteiro reconheceu existir alguns problemas de ordem material no que concerne ao registo de propriedade automóvel, mais está a ser resolvido pelo ministério da Justiça, informando que a instituição tem actualmente mais de 10 mil títulos de propriedades para os cidadãos levantarem.

    Criado em 2007, como serviço público tutelado pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) e dotado de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, o Siac tem como objectivo a concentração num único espaço físico da prestação de diversos serviços, através do atendimento com base na simplificação de procedimentos.

    O Siac tem por missão desburocratizar e simplificar a prestação de serviços, disponibilizar condições físicas e ambientais adequadas aos cidadãos e uniformizar os padrões de atendimento, quer no sector público administrativo, quer no privado.

    Tem ainda como visão ser uma instituição pública com alto padrão de atendimento e qualidade na prestação de serviços públicos e privados e aos agentes económicos e sociais, através de inovação dos procedimentos de atendimento.

    A responsabilidade social do SIAC tem permitido conduzir iniciativas focadas na participação dos funcionários em acções de apoio a organizações que promovam o bem-estar no contexto da sociedade civil.

    Actualmente, o Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão conta com 12 unidades, sendo que no período 2012-2017 foram inauguradas cinco unidades em quatro províncias, o que representa 42 por cento do total das unidades instaladas. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recebe PCA da TotalEnergies, enquanto produção de petróleo em Angola cai para 1,083 milhões bd

    O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema