Terça-feira, Maio 21, 2024
17.5 C
Lisboa
More

    Secretário-geral Guterres quer 2017 como “um ano de Paz”

    Face a “um novo fenómeno de terrorismo global” que ameaça todos, a primeira mensagem do novo secretário-geral das Nações Unidas pede que se faça da Paz “a nossa prioridade” neste novo ano.

    Primeiro uma questão, depois a proposta. A primeira de António Guterres como novo secretário-geral das Nações Unidas, mandato que se inicia neste primeiro dia de 2017.

    Como ajudar os milhões de seres humanos vítimas de conflitos e que sofrem enormemente em guerras que parecem não ter fim?”, é a questão com que Guterres inicia a sua primeira declaração como secretário-geral, sucedendo ao coreano Ban Ki-moon.

    Guterres assume que “um novo fenómeno de terrorismo global ameaça-nos a todos” e lembra que o mundo está marcado pela “mais letal violência”: “Mulheres, crianças e homens são mortos ou feridos, vendo-se forçados a abandonar os seus lares, tudo perdendo. Até mesmo hospitais e comboios humanitários são atingidos sem contemplação.

    Nestas guerras não há vencedores; todos perdem. Gastam-se biliões de dólares na destruição de sociedades e economias, alimentando ciclos de desconfiança e medo que podem perpetuar-se por gerações”, salienta António Guterres.

    “Cessar-fogo” ou “entendimentos”

    Na sua primeira comunicação como secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres desafia “cidadãos, governos, dirigentes” a procurarem “superar as suas diferenças”.

    Seja por via de um cessar-fogo num campo de batalha ou mediante entendimentos conseguidos à mesa de negociações para obter soluções políticas”, salienta António Guterres.

    Para o novo secretário-geral da ONU, “a dignidade e a esperança, o progresso e a prosperidade – enfim tudo o que valorizamos como família humana – depende da Paz”.

    Mas, relembra Guterres, “a Paz depende de nós”. (Tvi24)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recebe PCA da TotalEnergies, enquanto produção de petróleo em Angola cai para 1,083 milhões bd

    O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema