Domingo, Junho 23, 2024
24.9 C
Lisboa
More

    Secretária da SADC destaca impacto da internet no desenvolvimento das sociedades

    (TPA)
    (TPA)

    Luanda – A internet tem um papel importante na forma de socialização dos cidadãos e fornecimento de serviços como saúde e educação, considerou hoje (terça-feira), em Luanda, a secretária para Tecnologia de Informação da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Cecilia Mamelodi  Onyadile.

    Discursando na cerimonia de abertura do 2º Forúm para Governação da Internet da África Austral, a responsável sublinhou que a internet pode oferecer igualmente oportunidades de desenvolvimento da economia ao afigurar-se como instrumento a se ter em conta na elaboração, operação e avaliação de políticas e intercâmbio de informação.

    “A SADC reconhece o desenvolvimento das tecnologias de informação e a  evolução da internet pode ser benéfica em diversos sectores que garantem o bem-estar dos cidadãos”, realçou.

    Segundo ela, o lema do encontro é bastante significativo porque está vincado nos princípios da SADC de modo a criar valores necessários para a economia da região.

    Cecília Mamelodi Onyadile falou ainda das lei sobre crime cibernético da SADC, sublinhando alguns componentes como as leis, as transações e a modelo de protecção de dados e apontou alguns países que usam os referidos diploma como a Tanzânia, Botswana e Zâmbia.

    Enalteceu por outro lado o empenho do Executivo angolano em acolher o referido encontro para a troca de ideias, “numa altura em estamos determinados em implementar as tecnologias de informação na  SADC”.

    O encontro, que decorre sob o lema “ Governação da internet como Base de Sustentação para a Integração Regional da SADC”, está dividido em 8 painéis e aborda temas como “princípios da governação da internet e reforço da cooperação” e “Acesso e diversidade”, “Governação da internet pelo desenvolvimento”.

    Participam do encontro, que tem o seu término previsto para quarta-feira, peritos ligados às telecomunicações de Angola, Moçambique, Tanzânia, RDC, Malawi, Zimbabwe, Swazilândia, Namíbia, Maurícias, Zâmbia e do Lesotho. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Extrema direita avança como favorita nas eleições legislativas da França

    A apenas uma semana do primeiro turno das eleições legislativas na França, a extrema direita lidera as pesquisas e...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema