Terça-feira, Maio 21, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Rússia pede que separatistas ucranianos adiem referendo em Donetsk

    O presidente russo Vladimir Putin ao lado de Didier Burkhalter, dirigente da OSCE e presidente da Suíça (REUTERS/Sergei Karpukhin)
    O presidente russo Vladimir Putin ao lado de Didier Burkhalter, dirigente da OSCE e presidente da Suíça
    (REUTERS/Sergei Karpukhin)

    O presidente russo Vladimir Putin pediu nesta quarta-feira (6) aos separatistas pró-Rússia na Ucrânia que adiassem o referendo previsto para o dia 11 de Maio sobre a independência de Donetsk, e anunciou que a Rússia havia retirado suas tropas das fronteira com a Ucrânia, o que a OTAN não confirmou.

    O chefe de estado russo anunciou sua decisão na colectiva de imprensa depois do encontro com o presidente suíço e dirigente da OSCE (Organização para a Segurança e a Cooperação da Europa), Didier Burkhalter. Os separatistas pró-Rússia haviam anunciado para o dia 11 de Maio a realização de uma consulta sobre independência da república de Donetsk, perto da fronteira com a Rússia.

    O chefe dos separatistas, Denis Pouchiline, disse que a proposta de Putin será analisada nesta quinta-feira durante uma reunião. O presidente russo também disse considerar primordial o diálogo directo entre as autoridades de Kiev e os representantes no sudeste da Ucrânia.

    “A população do sudeste precisa acreditar que, depois das eleições do dia 25 de Maio, seus direitos serão garantidos”, disse o presidente russo. Putin também afirmou que Moscovo havia retirado suas tropas da fronteira com a Ucrânia, onde a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) estima que 40 mil homens estivessem posicionados no fim de Abril.

    Segundo a OTAN, por enquanto não há uma confirmação da mudança de posição das tropas russas.

    A discussão entre o presidente russo e o dirigente da OSCE também demonstra que ambos estão coordenados nas propostas para solucionar a crise no país. As propostas, segundo o representante da OSCE, engloba quatro pontos: cessar-fogo, desarmamento, abertura do diálogo e novas eleições.

    Putin também indicou que é favorável à proposta da chanceler alemã Angela Merkel, que propôs reunir as autoridades de Kiev e os representantes dos separatistas do sudeste da Ucrânia em uma mesa redonda. Por enquanto, uma nova conferência de Genebra, a exemplo da reunião realizada no dia 17 de Abril, não está sendo cogitada. (rfi.fr)

    Publicidade

    spot_img

    1 COMENTÁRIO

    1. esta Organização terrorista do atlantico norte (OTAN) é uma comédia. Quer controlar a retirada das tropas Russas na sua propria fronteira com a Ucránia e não ordena porqué a retirada das tropas yankes na Polonia porqué? Russia, muito cuidado. estes nazista tem algo na manga.

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recebe PCA da TotalEnergies, enquanto produção de petróleo em Angola cai para 1,083 milhões bd

    O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema