Quinta-feira, Maio 9, 2024
20.5 C
Lisboa
More

    Responsável sugere mais diálogo entre pais e adolescentes

    Luanda – A directora geral da Maternidade Augusto Ngangula, Rosa Bessa, encorajou hoje, em Luanda, os encarregados de educação a serem mais abertos com os jovens e adolescentes quando tiverem que abordar matérias inerentes à vida sexual e suas responsabilidades.
    Em declarações à Angop a respeito da gravidez na adolescência, referiu que 20 porcento das mulheres que dão à luz naquela unidade hospitalar são adolescentes.
    Segundo a responsável, constitui preocupação os casos de aborto que a Maternidade Augusto Ngangula registou no primeiro trimestre do presente ano, sendo que das oito adolescentes que morreram, cinco foram vitimas de abortos provocados.
    De acordo com Rosa Bessa, em casa e na família deve haver diálogo, uma responsabilidade que não deve ser transferida.
    A especialista classificou a fase da adolescência como um período difícil, devido às alterações de fórum físico, mental e social, marcado por desafios e problemas cuja forma de resolução pode repercutir na vida futura.
    Apontando para dados passados quanto aos tipos de partos, frisou que de 2007 a 2009 mil e quinhentas e 39 adolescentes tiveram parto Eutócico, 691 cesarianas e um por ventosa.
    Neste mesmo período, precisou, a Maternidade Augusto Ngangula, em relação ao atendimento às adolescentes, constituíram 20 porcento dos partos, 29 do planeamento familiar, 27 de consulta pré-natal, cinco cesarianas e 10 porcento da mortalidade materna.
    Em ajuda à grávida adolescente, a fonte avançou que deve haver compreensão, diálogo, segurança, afecto e auxílio, para que a criança gerada se desenvolva saudavelmente, diminuindo os riscos do aborto e dificuldades de amamentação.
    Referindo-se à prevenção, Rosa Bessa destacou a necessidade de introduzir-se nas escolas e igrejas programas de educação sexual, de forma clara e científica, isto a partir do primeiro ciclo de ensino.
     O controlo dos programas e propagandas anárquicas sobre o sexo também foi apontado como saída para este mal, pela responsável.
    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Governo são-tomense defende acordo militar com a Rússia

    São Tomé e Príncipe e a Rússia assinaram um acordo técnico militar que tem o objetivo de intensificar não...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema