Segunda-feira, Maio 20, 2024
14.3 C
Lisboa
More

    Reafirmada a defesa dos direitos da criança

    Dar à criança tudo o que ela merece é uma das apostas das autoridades locais

    O governo do Cunene está empenhado no cumprimento dos direitos da criança, particularmente quanto à protecção e acesso ao ensino e à saúde, afirmou, ontem, o vice-governador para o sector técnico e infra-estruturas.
    Cristino Ndeitunga disse que o Executivo, nas políticas de resolução dos principais problemas sociais, tem na criança “uma prioridade absoluta” por fazer parte do grupo mais vulnerável da sociedade e ser a garantia do futuro do país.  “Se quisermos um país com sucessos no futuro é preciso que cuidemos bem das nossas crianças, proporcionando-lhes um ensino de qualidade, assistência sanitária e outros cuidados, que contribuam para o seu desenvolvimento físico e a sua afirmação do ponto de vista da personalidade”, frisou.
    O vice-governador, que falava num seminário, referiu que o Estado tem realizado, a nível do país, acções concretas, cujo objectivo é a protecção da criança e que na província isso é visível com o fornecimento de serviços de saúde às famílias, construção de equipamentos hospitalares para reduzir o índice de mortalidade infantil e de escolas.
    No sector da Saúde, declarou, há grandes progressos devido às políticas do Executivo, cujo objectivo é disponibilizar recursos para melhorar a assistência médica e medicamentosa, no âmbito do programa de combate à pobreza.
    No mesmo quadro de acções viradas para o bem-estar das crianças, salientou o programa de combate ao HIV/Sida, que tem por objectivo a obrigatoriedade da testagem das mulheres grávidas para se evitar a transmissão da doença da mãe para o bebé. O vice-governador garantiu que o governo provincial vai continuar a envidar esforços para as crianças não serem vítimas de “trabalho abusivo” e de tráfico.
    Como exemplo do combate ao tráfico referiu a obrigatoriedade do termo de responsabilidade às pessoas que se fazem acompanhar de menores em viagens de uma província para a outra ou para fora do país.
    O seminário serviu para fazer o balanço do projecto de criação da rede de protecção e de promoção dos direitos da criança nas escolas do I Ciclo nos municípios do Kwanhama, Ombadja, Namacunde e Kahama.

    O seminário foi promovido pelo Instituto Nacional da Criança.

    Domingos Calucipa| Ondjiva

    Fonte: Jornal de Angola

    Fotografia: Adérito Cortez

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema