Sexta-feira, Maio 17, 2024
14.3 C
Lisboa
More

    Quénia revela que um dos assassinos de Garissa era diplomado em Direito

    (EURONEWS)
    (EURONEWS)

    O governo do Quénia revelou este domingo já ter identificado um dos quatro militantes do grupo radical islâmico Al-Shabab que na quinta-feira invadiram o “campus” da universidade de Garissa, no leste do país, e mataram mais de 140 estudantes. Trata-se de Abdirahim Abdullahi, um muçulmano diplomado em Direito e originário da região de Mandera, no extremo noroeste do Quénia.

    O porta-voz do Ministério do Interior queniano, Mwenda Njoka, contou que o pai de Abdullahi havia “alertado as autoridades de que o seu filho tinha desaparecido e que suspeitava que tivesse ido para a Somália”. O jovem estaria desaparecido desde 2013.

    As autoridades quenianas continuam, entretanto, a tentar identificar os cadáveres dos outros três militantes do Al-Shabab igualmente mortos após atacarem a universidade, separarem os estudantes islâmicos dos cristãos e executarem uma boa parte destes últimos.

    O ataque de quinta-feira, que terá sido orquestrado por um antigo professor do Corão em Garissa, Mohamed Mohamud, deixou pelo menos 152 pessoas mortas, incluindo os quatro executantes do plano reivindicado pelo grupo Al-Shabab. Três polícias e três militares quenianos também morreram, mas a larga maioria das vítimas – 142 – eram estudantes da universidade.

    Este foi o mais mortífero atentado no Quénia desde o ataque à embaixada dos Estados Unidos, em 1988, que fez 213 mortos. O grupo radical islâmico Al-Shabab justificou este ataque à universidade de Garissa como represália pela intervenção de militares quenianos contra a atividade do grupo extremista no território da Somália. A organização terrorista africana ameaça continuar os ataques contra nigerianos enquanto se mantigver esta presença na Somália. (euronews.com)

    por Francisco Marques

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema