Segunda-feira, Maio 13, 2024
16.3 C
Lisboa
More

    Professora de dança satisfeita com acções do Governo no domínio da dança

    As acções de formação e a edificação de uma estrutura adequada para a Escola Média de Artes, iniciativas promovidas pelo Governo, através do Ministério da Cultura (Mincult), foram realçadas hoje, segunda-feira, em Luanda, pela professora de dança, Ana Clara Guerra Marques.

    Ana Clara Guerra, directora da Companhia de Dança contemporânea de Angola (ANGOP)
    Ana Clara Guerra, directora da Companhia de Dança contemporânea de Angola (ANGOP)

    Falando à Angop sobre o estado actual da dança no país, Ana Clara Guerra Marques afirmou que a formação é, actualmente, uma das principais preocupações do Mincult, que está a preparar um conjunto de mecanismos jurídicos e ferramentas académicas para que a abertura de quatro escolas do ensino médio (dança, teatro, música e teatro e cinema) seja possível em breve.

    No entanto, segundo a interlocutora da Angop, é importante que essa formação académica não se separe de todo um processo de educação artística da sociedade, ou seja, da preparação de um público conhecedor e exigente, que possa apreciar o produto da criação artística, que possa avaliar e validar o trabalho profissional.

    “A realização de actividades com a participação da comunidade, o apoio aos artistas angolanos que possuem um trabalho de qualidade, criando condições para que eles possam divulgar o seu trabalho, serão outras opções para proteger e encontrar parcerias sérias no pouco que temos e para dar a conhecer o tanto que ainda precisamos de saber”, disse.

    “Fora deste assunto deixo os impostores que, sem qualquer diploma (portanto, à margem de qualquer pressuposto de ordem ética), se fazem passar por professores de dança, ganhando dinheiro e causando toda a espécie de lesões e outros problemas físicos graves às crianças e jovens que mantêm sob a sua irresponsabilidade.

    Relativamente a idade ideal para se entrar no mundo da dança, Ana Clara Guerra Marques avançou que depende do que se pretenda.

    “Uma coisa é certa, a propalada ideia de que quanto mais cedo melhor não é bem verdade! No caso em que se pretenda seguir uma carreira profissional, que é a situação ideal, as crianças entram para as Escolas de Dança por volta dos 10 anos (concluída a 4ª classe de escolaridade), por se tratar de uma idade em que ela já está psicologicamente disponível para receber toda a informação teórica deste curso e em que o seu corpo já pode suportar as exigências técnicas de uma carga física que, em dança, é muito grande”, asseverou.

    Segundo a fonte, todavia, e embora não seja obrigatório, as crianças podem iniciar mais cedo, com aulas de dança criativa, para irem desenvolvendo algumas habilidades e qualidades ao nível da coordenação motora, da musicalidade, do ritmo e, sobretudo, da criatividade.

    “Há outras situações em que se pode começar a dança mais tarde. Num contexto de dança terapia, por exemplo, a dança alarga-se a outro tipo de população como sejam as pessoas na terceira idade. Claro que, em qualquer dos casos, esta actividade só pode ser orientada por profissionais especializados, para que ninguém corra riscos. Cada corpo é um corpo e é preciso conhecer as características físicas e psicológicas das distintas faixas etárias com que se trabalha”, finalizou.

    Com um logo percurso no munda da dança no país, Ana Clara Guerra Marques é actualmente a directora da Companhia de Dança Contemporânea (CDC) e consultora da ministra da Cultura. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A batalha global de chips entre os EUA, UE e a China intensifica-se com o aumento dos subsídios e restrições comerciais

    As superpotências lideradas pelos EUA e pela União Europeia canalizaram quase 81 mil milhões de dólares para o lançamento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema