Segunda-feira, Abril 29, 2024
12.3 C
Lisboa
More

    Presidentes da Namíbia e do Mali estão no país

    Angop

    O Presidente da Namíbia, Hage Geingob, e do Mali, Ibrahim Boubacar Keïta, chegaram na tarde desta terça-feira à capital angolana, para participar, de 18 a 22 deste mês, na Bienal de Luanda – Fórum Pan-Africano para Cultura de Paz.

    Os dois estadistas foram recebidos no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, e por outras individualidades.

    Para participar na Bienal encontra-se igualmente na capital do país a directora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, aguardando-se pela chegada do Presidente da Comissão da União Africana (UA) e do vencedor do Prémio Nobel da Paz de 2018, Denis Mukwege.

    A Bienal é uma plataforma que visa desenvolver e consolidar uma cultura de paz e não-violência, desencadeando um movimento Pan-Africano que promova a diversidade cultural e a unidade africana.

    Sob o lema “Construir e preservar a paz: um movimento de vários actores”, a bienal engaja o Estado angolano, a UNESCO e a União Africana.

    A realização desse evento em Angola prova a vontade política do Governo em estabelecer cooperação cada vez mais estreita com a Unesco, para promover uma cultura de paz em África, e representa o reconhecimento do exemplo de Angola no fortalecimento da Paz e da reconciliação nacional.

    A Bienal de Luanda concentrar-se-á em quatro eixos que serão desenvolvidos em quatro diferentes espaços na capital do país.

    O primeiro é um “Fórum de Ideias e da Juventude”, que visa a disseminação de boas práticas e soluções para a prevenção de crises, resolução e mitigação de conflitos.

    O segundo é um “Festival de Culturas”, onde os países africanos e a diáspora poderão mostrar a sua diversidade cultural e resiliência aos conflitos e violência.

    O terceiro eixo está voltado para a “Aliança de Culturas e Desportos pela Paz”.

    O último está voltado para construir uma “Aliança de Parceiros para a Cultura da Paz em África”, e visa mobilizar recursos e parceiros para apoiar a Bienal e desenvolver projectos e iniciativas que se mostraram bem-sucedidos no continente africano.

    No quadro dos esforços para a implementação de um plano de acção a favor de uma cultura de paz em África, realizou-se em Março de 2013, em Luanda, o Fórum Pan-Africano “Fundamentos e Recursos para uma Cultura de Paz”, co-organizado pelo Estado angolano, a UNESCO e a União Africana.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema