Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Presidente Sassou Nguesso convida comunidade internacional a ajudar RCA

    (DR)
    (DR)

    Brazzaville – O Presidente do Congo, Denis Sassou Nguesso, convidou sexta-feira a comunidade internacional a ajudar a República Centro-Africana (RCA) que vive, desde o golpe de Estado da coligação Séléka, uma crise de segurança, humanitária e económica.

    “Os parceiros bilaterais, como a África do Sul, e os parceiros multilaterais, todos aqui representados, estão preocupados com a adoção hoje de um roteiro para uma transição inclusiva, pacífica, que permita dentro dos prazos acordados, um regresso à ordem democrática por meio de eleições livres, transparentes e credíveis”, declarou Nguesso em Brazzaville na abertura de uma reunião do Grupo de Contacto sobre a RCA (GIC-RCA).

    Segundo ele, este processo não pode surtir sem um acompanhamento internacional vigoroso, sem um mínimo de assistência económica e financeira de emergência, já que esta crise decorre da miséria e da pobreza. A urgência é a todos os níveis, mas particularmente nas áreas da  segurança, humanitária e económica”, acrescentou o Presidente congolês.

    “Devemos, urgentemente, agir juntos para acompanhar a transição que se abre e assegurarmo-nos de que os compromissos serão assumidos, que os actores centro-africanos terão compreendido todas as dimensões do perigo que abala o seu país”, indicou Nguesso.

    Por seu turno, o Presidente sul-africano, Jacob Zuma, também defendeu o restabelecimento da ordem constitucional na República Centro-Africana.

    “O regresso da vida à República Centro-Africana deverá ser marcado pela lei da ordem, pela estabilidade, pela segurança e pelo respeito dos direitos humanos. Não pode haver paz, nem prosperidade sem estabilidade. Devemos fazer todos os nossos esforços para alcançar uma solução na República Centro-Africana”, afirmou.

    “Deveremos fazer com que todos os sofrimentos inúteis das populações da RCA cessem”, acrescentou o Presidente Zuma.

    A reunião que decorre à porta fechada começou na presença do primeiro-ministro centro-africano, Nicolas Tiangaye.

    Os outros países da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) estão  representados nesta reunião a nível ministerial. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema