Terça-feira, Maio 21, 2024
15.2 C
Lisboa
More

    Polícia Nacional capacita efectivos da unidade de segurança presidencial da Namíbia

    Mais 60 efectivos da Unidade de Segurança Presidencial da Polícia Namibiana concluíram hoje, na capital angolana, Luanda, uma formação de batedores de escolta presidencial, em cerimónia presidida pelo Comandante Geral da Polícia Nacional (PN), Ambrósio de Lemos.

    Comandante-geral da Polícia Nacional, comissário Ambrósio de Lemos (Foto: Pedro Parente /arquivo)
    Comandante-geral da Polícia Nacional, comissário Ambrósio de Lemos (Foto: Pedro Parente
    /arquivo)

    O curso, com duração de 90 dias, foi ministrado por especialistas da polícia angolana, no âmbito do protocolo de cooperação existente entre as instituições dos dois países e visou dotar os formandos de tácticas e técnicas de actuação no exercício de protecção e segurança pessoal e na condução de altas entidades, face aos novos desafios do mundo contemporâneo.

    Ao intervir no acto, o Comissário Geral Ambrósio de Lemos sublinhou que a formação representa a efectivação dos protocolos existentes entre os dois países no domínio policial. “Acabamos de assistir o encerramento do curso destes elementos que saiem daqui habilitados para fazer uma verdadeira escolta presidencial”.

    O Comandante-geral da Polícia Nacional considerou uma mais valia para a polícia angolana, tendo em conta que os outros países reconhecem a capacidade da instituição castrense angolana em formar efectivos de outros estados.

    Já a embaixadora da Namíbia em Angola, Cláudia Grace Ushona, agradeceu o Governo de Angola em particular a polícia angolana na realização desta formação, de capital importância para os efectivos da Unidade de Segurança Presidencial da Polícia Namibiana.

    A diplomata, que ressaltou as boas relações existentes entre os dois estados, manifestou o seu regozijo pelo facto dos formandos terem evoluído bastante ao longo da formação. “Podemos testemunhar hoje que eles mostraram uma grande habilidade na condução de motorizadas, fundamentalmente as femininas”.

    Por outro lado, o Director do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais “Osvaldo Serra Van -Dúnem, Alberto Sebastião Mendes “Limão”, fez saber que para a materialização desta acção formativa foi elaborado um programa que contou com um conjunto de matérias em modulo diferenciado que serviu de orientação teórico-prático para uma compreensão comum dos assuntos mais pertinentes que afectam o cumprimento das missões.

    Ressaltou que os resultados da avaliação foram satisfatórios, “o que nos deixa orgulhosos por podermos contar com verdadeiros profissionais de escolta de altas individualidades”.

    As aulas teóricas decorreram no Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais e as práticas no Centro de Instrução do Autódromo de Luanda. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recebe PCA da TotalEnergies, enquanto produção de petróleo em Angola cai para 1,083 milhões bd

    O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema