Segunda-feira, Maio 13, 2024
16.1 C
Lisboa
More

    PM britânico demite-se se não houver referendo sobre permanência do Reino Unido na UE

     

    (D.R)
    (D.R)

    O primeiro-ministro britânico, David Cameron, assegurou que se demitirá se não cumprir a sua promessa de convocar um referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia, caso os Conservadores ganhem as eleições de 2015.

    Cameron escreve hoje no The Sunday Telegraph um artigo no qual insta os britânicos a votar nas eleições europeias de 22 de maio e a serem otimistas, apesar de assegurar que entende o ceticismo destes.

    Para o primeiro-ministro britânico, os “verdadeiros patriotas” devem apoiar o seu partido e não o Partido da Independência do Reino Unido (UKIP), do populista Nigel Farag, que lidera as sondagens.

    Segundo uma sondagem da YouGov, 29% dos britânicos apoia Farage, que tem um discurso anti-imigração e anti-europeu, 26% os Trabalhistas de Ed Miliband e apenas 32% os Conservadores.

    David Cameron reiterou a sua promessa de renegociar a relação do Reino Unido com a UE e depois convocar uma consulta popular em 2017 se os conservadores revalidarem a vitória nas eleições gerais do próximo ano no Reino Unido.

    “Fiz um compromisso claro e pessoal: não serei primeiro-ministro do Governo caso não cumpramos a nossa promessa de realizar um referendo sobre se [se deve] ficar ou sair (da UE). É um princípio fundamental para mim”, escreve o primeiro-ministro no ‘Telegraph’.

    Cameron explica que, entre as reformas que propõe, está a de que o Reino Unido “fique de fora de uma maior união” com a UE e a de uma manutenção do controlo das fronteiras nacionais.

    “Compreendo o ceticismo. Mas, se querem uma prova de que cumpriremos, analisai o nosso histórico”, indica Cameron, que também critica os políticos britânicos que acreditam que o “pessimismo equivale a patriotismo”, aparentemente aludindo a Farage, mas sem o citar. (rfi.fr)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A batalha global de chips entre os EUA, UE e a China intensifica-se com o aumento dos subsídios e restrições comerciais

    As superpotências lideradas pelos EUA e pela União Europeia canalizaram quase 81 mil milhões de dólares para o lançamento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema