Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.3 C
Lisboa
More

    Petrolíferas superam marinheiras no Nacional

    Analisar vídeos, efectuar uma sessão ligeira de treinos, fazer compras, passeio ou visitar alguns encantos de Luanda são algumas das opções que podem preencher a agenda de hoje para as equipas inscritas no 39º campeonato nacional sénior feminino de andebol que decorre na Cidadela Desportiva, desde 10 do corrente.

    Analisar o pecúlio das primeiras jornadas, rever os objectivos e descansar são as jogadas a urdir neste dia em que ninguém vai à quadra. O calendário da prova prevê uma pausa.

    A primeira fase vai a meio e as equipas envolvidas já podem fazer contas. O 1º de Agosto e o Petro de Luanda são as únicas invictas. A Marinha de Guerra e a Casa do Pessoal do Porto do Lobito (CPPL) seguem-se na busca do melhor lugar no grupo das quatro primeiras classificadas desta fase, que jogam a meia-final.

    O Progresso e o ASA confirmam que “baixaram de divisão” e definham, enquanto as equipas benguelenses ganharam fulgor.

    Na jornada de ontem, as lobitangas da CPPL fizeram a sua parte e produziram a surpresa do dia ao baterem a “tenra” equipa do Progresso Sambizanga, orientada por Tony Costa por 23-20. Foi a surpresa do dia.

    No complemento da jornada, o Petro de Luanda cumpriu, mas sofreu para vencer a Marinha de Guerra por 27-23. Ao intervalo, as comandadas de Vivaldo Eduardo já venciam por 17-14.

    As marinheiras de João Diogo “Docas” venderam a derrota a bom preço. Só com recurso à maior experiência do plantel, o Petro de Luanda encontrou forças para suplantar as vice-campeãs nacionais.

    Por seu turno, a equipa do 1º de Agosto não teve piedade do Electro do Lobito e assinou uma robusta goleada por 31-12. Ao intervalo, o resultado estava cifrado em 14-8.

    Balneários da Cidadela sem água

    Os atletas envolvidos na disputa dos 39º campeonatos seniores de andebol, que se disputam na Cidadela Desportiva, estão privados do habitual e tecnicamente aconselhável banho, após os jogos. Tudo por conta de uma rotura na tubagem que transporta a água para a zona dos balneários e interior do pavilhão, soube o Jornal dos Desportos junto de Joaquim Cafuxi, director daquele complexo desportivo.

    A rotura, revelou, foi identificada dias antes do arranque da competição nacional e comunicada à Federação Angolana de Andebol (Faand) que, confrontada com a situação, notificou os clubes da situação.

    \”Houve uma rotura dois dias antes do campeonato iniciar. Tentamos resolver, mas envolve a tubagem que passa em baixo do piso do pavilhão. Só depois do campeonato, poderemos encontrar uma solução. Comunicamos à Federação e esta tentou accionar o “plano B”, que passaria por levar a prova para o pavilhão do Kilamba. Devido às obras na via e engarrafamentos, a Federação entendeu realizar a competição, mesmo nestas condições, após notificar os participantes”, revelou.

    Segundo o responsável, a instituição criou alternativa para as casas de banho do pavilhão, onde as descargas são feitas manualmente através de baldes instalados. Simão Cassule Filho, coordenador da prova, confirmou que a situação foi informada e transmitida aos clubes que, de modo compreensível, aceitaram jogar.

    “Realmente é uma situação que surgiu à última hora. Ponderamos e, na reunião técnica, falámos com os clubes. Compreensivelmente, aceitaram jogar nessas condições por ser uma questão alheia à organização. Inclusive, colocamos à disposição os balneários do pavilhão anexo, mas pelo que soubemos, nenhuma equipa está a usar aqueles balneários”, disse.

    BENEFÍCIOS DO
    BANHO APÓS JOGO
    Muitos são os benefícios apontados ao banho, após a participação num jogo.

    “O banho ajuda o corpo a entender que a actividade física terminou”, afirma um renomado traumatologista brasileiro.

    Entre as benfeitorias do banho, após o jogo, aponta-se a prevenção de micoses. O banho ajuda as ideias a entrar em ordem novamente, sem aquela sensação de urgência vivida durante o jogo; diminui a tensão acumulada nos músculos. Sem banho, não há como disfarçar o mau cheiro do suor. (Jornal dos Desportos)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recomenda aumento da produção de petróleo e gás

    O Presidente da República, João Lourenço, recomendou, esta quinta-feira, em Luanda, ao reconduzido Conselho de Administração da Sonangol, o...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema