Segunda-feira, Maio 20, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Pessoas portadoras de deficiências aconselhadas a mudarem de atitudes

    As pessoas portadoras de deficiências foram aconselhadas hoje, domingo, no Luena, província do Moxico, a mudarem de atitudes e comportamentos, relativamente ao uso da “pensão de honra” que recebem do governo.

    O aconselhamento partiu do presidente da Associação Nacional de Deficientes de Angola (ANDA), Silva Lopes Etiambulo, que está em visita de trabalho de dois dias à cidade do Luena, para avaliar os projectos em prol do deficiente e motivar o funcionamento da sua agremiação no Moxico.

    Em declarações à Angop, o responsável disse que “há deficientes que não sabem poupar a pequena quantia que recebem do Governo, passam o tempo a beber, isto em nada dignifica qualquer cidadão”.

    Persuadiu os deficientes a afluírem às salas de alfabetização e centros de formação técnico-profissional, para acesso ao mercado de emprego, aproveitado as oportunidades oferecidas por instituições do Governo, como os ministérios dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Assistência e Reinserção Social e da Administração Pública, Emprego e Segurança Social.

    Para Silva Etiambulo o micro-crédito rural e para criação de pequenas empresas que o governo colocou à disposição dos cidadãos nacionais “vai facilitar a criação de mais postos de trabalho e o deficiente não deve ficar de fora”.

    Segundo ele, para o efeito, a ANDA está a sensibilizar, consciencializar e motivar os deficientes para aderi-lo, como forma de criar fontes de sustento familiar, através de cantinas, livrarias, butiques, entre outros pequenos negócios.

    Anunciou a criação de cooperativas agrícolas, onde os deficientes serão os protagonistas, usando as experiências das províncias do Bié, Huambo, Benguela e Huíla, em que este ano os assistidos se empenharam no cultivo de milho, soja, feijão e outros produtos que serão colhidos em quantidades por determinar.

    A agro-pecuária, avicultura, pesca artesanal e a apicultura (exploração de mel e cera) são outros projectos em carteira anunciados para o Moxico, tendo em conta as potencialidades da região e que esperam financiamentos.

    Durante a sua estada no Luena, Silva Lopes Etiambula manterá encontros separados com as direcções provinciais da Assistência e Reinserção Social, Administração Pública, Emprego e Segurança Social, Administração municipal e com os representantes de outras associações que lidam com as pessoas portadoras de deficiências.

    FONTE: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema