Segunda-feira, Maio 13, 2024
15.5 C
Lisboa
More

    Participação da Sonangol no BESA é equiparada a uma nacionalização

    Sede da empresa petrolífera estatal angolana Sonangol, em Luanda. (Wikipedia)
    Sede da empresa petrolífera estatal angolana Sonangol, em Luanda.
    (Wikipedia)

    O BESA, filial angolana do banco português BES -Banco Espírito Santo cujas dificuldades vinham sendo conhecidas nos últimos meses, nomeadamente com o escândalo em Angola da atribuição de créditos malparados de 5,7 mil milhões de dólares a beneficiários desconhecidos, foi alvo de uma mudança na sua estrutura accionista.

    Numa assembleia-geral realizada a 29 de Outubro ficou decidido que o BESA passa a designar-se de Banco Económico SA, mas sobretudo ficou estabelecido que o banco passa a ser liderado por Angola, com a entrada da Sonangol, com uma posição de 35% do capital social. Somam-se ainda cerca de 10% de participação do Novo Banco, emanação do Banco Espírito Santo remodelado em Agosto, quase 20% da sociedade Geni, que se mantém igualmente como accionista, enquanto os chineses da Lektron Capital ficam com 35%, segundo informações que ainda não foram confirmadas pela nova entidade ou pelo BNA – Banco Nacional de Angola.

    A 31 de Outubro, o BNA cessou a sua intervenção directa no agora ex-BESA, com a nomeação de dois administradores provisórios, mas permanecem incertezas sobre a natureza da nova estrutura. Exceptuando a Sonangol, não se conhece ao certo quem está por detrás dos restantes accionistas e ainda falta igualmente esclarecer quem beneficiou dos famosos créditos malparados, conforme disse à RFI Alves da Rocha, director do Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola, para quem a chegada da Sonangol, empresa estatal, no capital do ex-BESA pode ser equiparada a uma nacionalização. (rfi.fr)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A batalha global de chips entre os EUA, UE e a China intensifica-se com o aumento dos subsídios e restrições comerciais

    As superpotências lideradas pelos EUA e pela União Europeia canalizaram quase 81 mil milhões de dólares para o lançamento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema