Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.3 C
Lisboa
More

    Papa Francisco defende excluídos em sua primeira Missa do Galo

    A primeira Missa do Galo do papa Francisco foi seguida pela televisão por fiéis no mundo todo. (REUTERS/Tony Gentile)
    A primeira Missa do Galo do papa Francisco foi seguida pela televisão por fiéis no mundo todo.
    (REUTERS/Tony Gentile)

    O papa Francisco celebrou nessa terça-feira a primeira Missa do Galo de seu pontificado. Na cerimónia, acompanhada por 10 mil fiéis na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o sumo pontífice defendeu os “marginalizados” da sociedade. Seu discurso foi retransmitido por redes de televisão em 65 países.

    Assim como fez com seu antecessor Bento 16, o Vaticano decidiu antecipar a Missa do Galo desse ano para evitar o cansaço do sumo pontífice. Na cerimónia, que durou pouco mais de 1h30 e terminou por volta das 23h no horário local, o papa Francisco defendeu os excluídos da sociedade. “Os pastores foram os primeiros que receberam o anúncio do nascimento de Jesus. Eles foram os primeiros porque estavam entre os últimos, os marginalizados”, enfatizou o chefe da Igreja Católica.

    Diante de 10 mil pessoas que assistiam a cerimónia na Basílica de São Pedro, mas também de milhares de telespectadores que acompanharam a celebração graças à transmissão por canais de televisão de 65 países, o ex-cardeal Jorge Bergoglio preferiu uma curta homilia para a sua primeira Missa do Galo. Acompanhado por mais de 300 cardeais, padres e bispos, o papa argentino fez um discurso sóbrio e modesto, confirmando o estilo que vem marcando o seu pontificado.

    Os textos foram recitados ou entoados principalmente em italiano e em latim. Uma breve prece foi feita em aramaico, o idioma de Cristo, e outra em chinês, na qual Francisco enviou uma mensagem para os que são perseguidos por causa da fé.

    O chefe da Igreja Católica terminou seu sermão insistindo para que os fiéis não tenham medo de estender a mão a Deus. “Nosso Pai é paciente, nos ama e nos deu Jesus para nos guiar no caminho rumo a terra prometida. Ele é a luz que resplandece na escuridão. Ele é a nossa paz”, concluiu.

    Os rituais natalícios continuam no Vaticano na quarta-feira, quando o papa deve ler em sua sacada a mensagem “Urbi et Orbi”, termo em latim para “a cidade e o mundo”. (rfi.fr)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recomenda aumento da produção de petróleo e gás

    O Presidente da República, João Lourenço, recomendou, esta quinta-feira, em Luanda, ao reconduzido Conselho de Administração da Sonangol, o...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema