Segunda-feira, Maio 13, 2024
19.1 C
Lisboa
More

    Ortega nomeia consogro como chefe da Polícia Nacional da Nicarágua

    O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, realizou mudanças na direção da Polícia Nacional, em cujo cargo colocou o seu consogro, o comissionado Francisco Díaz, publicou o jornal oficial “Gaceta” nesta quinta-feira (23).

    O acordo presidencial afirma que Díaz tomará posse no dia 5 de setembro, quando a comissária Aminta Granera se aposentar.

    Granera exercia desde 2011 a função de diretora da entidade policial, mas desapareceu do cenário público no final de abril em meio a boatos de renúncia após a explosão de protestos contra o governo que deixaram mais de 300 mortos, 2.000 feridos, detidos e desaparecidos.

    O comissário Díaz é um dos quatro funcionários da Nicarágua punidos pelos Estados Unidos com a chamada Lei Magnitsky, que visa pessoas assinaladas de incorrer em atos de corrupção ou envolvidas em violações aos direitos humanos.

    O Departamento do Tesouro americano revelou em 5 de julho a adoção de sanções contra Díaz, que era subdiretor da Polícia Nacional, assinalando-o por “abusos aos direitos humanos e corrupção”.

    Díaz “é considerado o líder de fato e conduziu diariamente” a polícia, afirmou então o Departamento de Estado.

    Nessa função, Díaz “se envolveu em sérios abusos aos direitos humanos contra o povo da Nicarágua, incluindo assassinatos extrajudiciais”, segundo as alegações do Tesouro americano.

    O acordo presidencial de Ortega também ratificou nos cargos de subdiretor os comissários Adolfo Marenco e Ramón Avellán, este último à frente da praça de Masaya, uma das cidades mais castigadas pelas forças combinadas da polícia e paramilitares.

    As manifestações começaram em 18 de abril contra uma reforma da Previdência e derivaram em uma demanda política de saída do poder de Ortega e de sua esposa e vice-presidente, Rosario Murillo. (AFP)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A batalha global de chips entre os EUA, UE e a China intensifica-se com o aumento dos subsídios e restrições comerciais

    As superpotências lideradas pelos EUA e pela União Europeia canalizaram quase 81 mil milhões de dólares para o lançamento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema