Quinta-feira, Maio 9, 2024
20.5 C
Lisboa
More

    OMS pede solidariedade aos vizinhos da RDC para combater Ébola

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) apelou ontem aos parceiros da República Democrática do Congo (RDC) para demonstrarem solidariedade com o país, que enfrenta uma epidemia de Ébola que já matou quase duas mil pessoas.

    “Chegou o momento de todos os parceiros, incluindo os nove países vizinhos da RDCongo, mostrarem solidariedade no bloqueio à propagação do Ébola”, disse o director-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyessus, à margem da 69.ª sessão do Comité Regional Africano da OMS, que vai eleger o novo diretor da OMS em África, com sede na capital do Congo, Brazaville.

    De acordo com o Folha de Maputo, pelo menos 400 participantes, incluindo 47 ministros da Saúde do continente africano, participam nesta sessão, que foi aberta pelo Presidente do Congo, Denis Sassou Nguesso.

    “O Ébola é uma doença evitável e tratável. Temos uma vacina que é mais de 97% eficaz e medicamentos que são mais de 90% eficazes”, apontou o diretor-geral da OMS, concluindo que “a estratégia regional de vigilância e resposta às doenças é muito importante, e pode preencher todas as lacunas identificadas, já que o Ébola é uma complexa emergência de saúde”.

    A Organização Mundial de Saúde declarou no dia 17 de julho o estado de emergência internacional na RDCongo devido ao Ébola.

    A epidemia de Ébola, que está localizada nas províncias de Kivu Norte e Ituri (leste e nordeste da RDCongo), mantém, segundo a OMS, a intensidade de transmissão com uma média de 86 novos casos por semana nas últimas seis semanas.

    Desde que a epidemia do vírus foi declarada no país, já foram vacinadas pelo menos 181.389 pessoas.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Governo são-tomense defende acordo militar com a Rússia

    São Tomé e Príncipe e a Rússia assinaram um acordo técnico militar que tem o objetivo de intensificar não...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema