Quinta-feira, Maio 16, 2024
18.9 C
Lisboa
More

    OMS escolhe modelo ecológico como factor de risco e de protecção

    (TPA)
    (TPA)

    Luanda – A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o uso do “modelo ecológico” como factores de risco e de protecção, porque permite a inclusão de factores de risco e de protecção a partir de vários domínios de influência.

    De acordo com um estudo realizado pela OMS sobre a prevenção da violência contra a mulher, praticada pelo parceiro íntimo, refere existir evidências de modelos psicológicos sobre factores de risco individuais e de género sobre factores de risco sociais, que podem ser incorporadas no mesmo modelo ecológico.

    O modelo ecológico apresenta quatro níveis de influência de factores de risco, o individual, relacional, comunitário e social.

    O individual afirma que factores biológicos e histórico pessoal podem aumentar a probabilidade de um indivíduo se tornar uma vítima ou um perpetrador de violência.

    O relacional aumenta o risco resultante de relacionamentos com pares, parceiros íntimos e membros familiares.

    Já o comunitário refere-se a contextos comunitários, nos quais estão contidas relações sociais como as escolas, os locais de trabalho e a vizinhança, enquanto que a social inclui os factores mais amplos e em nível macrossocial que influenciam a violência sexual, como desigualdade de género, sistemas de crenças religiosas ou culturais, normas sociais e políticas económicas ou sociais que sustentam lacunas e tensões entre grupos de pessoas.

     Acrescenta ainda que a utilização do modelo ecológico ajuda também a promover o desenvolvimento de políticas e programas intersectoriais de prevenção ao ressaltar os vínculos e as interacções entre os vários níveis e factores.

    Por seu turno, a construção desse tipo de modelo oferece um marco para o entendimento da interacção complexa de todos os factores que influenciam a violência sexual e violência pelo parceiro íntimo.

    O modelo ecológico sustenta também uma abordagem de saúde pública abrangente, aqual não somente trata do risco de um indivíduo se tornar a vítima ou o perpetrador deviolência, como também das normas, das crenças e dos sistemas sociais e econômicos que criam as condições favoraveis para a ocorrência da violência sexual e da praticada pelo parceiro íntimo.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema